São Paulo, terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procuradoria acusa Geddel de publicidade antecipada na Bahia

Representações na Justiça Eleitoral denunciam propaganda do ministro, pré-candidato ao governo

MATHEUS MAGENTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia protocolou desde sexta três representações contra o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), pré-candidato do PMDB a governador, por suposta propaganda eleitoral antecipada.
Em duas delas, protocoladas no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia no dia 15, o procurador Sidney Madruga pede a retirada de outdoors de Geddel espalhados em Salvador e no interior do Estado, além do pagamento de uma multa.
Na terceira, feita ontem, a Procuradoria acusa o ministro e o PMDB de propaganda antecipada por conta de um filme partidário de 30 segundos, veiculado na TV desde o início do mês, que traz imagens de Geddel e do presidente Lula durante visita às obras de transposição do rio São Francisco.
Em nota, o procurador Madruga disse que a propaganda eleitoral só pode ser feita após o dia 5 de julho: "A iniciativa é uma verdadeira fraude à legislação, ao difundir, em época proibida, o nome e a imagem de um eventual candidato". Em outubro, o TRE já tinha suspendido a circulação de duas edições do jornal do PMDB-BA a pedido da Procuradoria.
Geddel disse que os outdoors foram pagos por seu pai, o ex-deputado Afrísio de Souza Vieira Lima, como um presente de Natal. Ele negou que os cartazes (que mostram sua foto e as frases "Tô com vocês. Boas-festas. Geddel") tenham caráter eleitoral e disse que faz isso há 20 anos: "Sempre fiz mensagens de fim de ano e nunca fui questionado. Se a Justiça Eleitoral der liminar para retirar os outdoors, a decisão será cumprida. Mas os advogados naturalmente recorrerão".
O ministro, porém, não foi localizado a tempo para comentar a representação de ontem.


Texto Anterior: PSDB não deve temer plebiscito, diz professor
Próximo Texto: Tragédia no Haiti: Missa de 7º dia lembra trabalho de Zilda Arns
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.