UOL

São Paulo, quarta-feira, 19 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índios mantêm reféns no Pará

DA AGÊNCIA FOLHA

Cerca de 40 índios curuaia, de Altamira (PA), mantém um grupo de 15 pessoas como reféns desde anteontem. Duas delas seriam crianças. Segundo os índios, o grupo transportava bebidas alcoólicas, drogas e armas para uma área de garimpo irregular dentro da reserva indígena.
A Funai (Fundação Nacional do Índio) liberou ontem R$ 10.630 para uma equipe da Polícia Federal se deslocar até a aldeia para negociar com os índios.
O superintendente da Polícia Federal no Pará, Geraldo Araújo, havia declarado que a PF estava impossibilitada de visitar o local por falta de recursos financeiros.
Outro protesto estava sendo realizado ontem no sul do Estado, onde cerca de cem índios suruí bloquearam trechos da rodovia BR-153, que liga o Pará ao Tocantins. Os índios dizem que o governo paraense não cumpriu suas promessas de compensação -construção de casas e de uma escola- pela permissão de construir a estrada na área indígena.


Texto Anterior: Outro lado: Portela diz ter discutido caso e nega uso político
Próximo Texto: Presidente do Cimi vê "grande lentidão" no governo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.