São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestantes são atacados por simpatizantes do prefeito

da Reportagem Local


Manifestantes pró-Celso Pitta se reuniram em frente à Câmara Municipal durante toda a tarde de ontem, enquanto os vereadores votavam pela abertura de uma comissão processante que irá analisar o processo de impeachment do prefeito. Cerca de cinco estudantes secundaristas, favoráveis ao impeachment de Pitta, foram agredidos por manifestantes governistas quando deixavam o prédio da Câmara. A tropa de choque chegou a ser acionada.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 500 pessoas estavam no local, na maioria mulheres, jovens e crianças, que vieram de todas as partes da cidade.
As pessoas que participavam da manifestação fazem parte de associações de bairro que são a favor do governo de Celso Pitta. As associações chamam a prefeitura, que manda ônibus e lanches, enquanto que os presidentes dessas entidades se comprometem a levar as pessoas.
Muitos dos que estavam no local nem entendiam o motivo da presença em frente à Câmara. Um grupo de jovens disse à Folha que foram até a Câmara porque teriam sido convidados pelos dirigentes da escola de samba X-9.
Durante a tarde, dois trios elétricos tocavam música enquanto alguns líderes comunitários pró-Pitta falavam frases de apoio ao prefeito. Como em comícios eleitorais, foram distribuídos bonés de várias cores com o nome do prefeito escrito. Crianças disputavam entre si para ter o acessório mais colorido.
Ao redor de todo prédio da Câmara, ônibus de empresas de turismo aguardavam os manifestantes para levá-los embora no final da tarde.
Quando chegou a notícia de que a comissão seria instalada, o movimento de pessoas era bem menor. Entretanto, foi suficiente para causar confusão .


Texto Anterior: Repercussão
Próximo Texto: Janio de Freitas: Maravilha brasileira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.