São Paulo, sábado, 19 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROMBO AMAZÔNICO

Pedido feito ontem pelo Ministério Público em Tocantins inclui um ex-superintendente da Sudam

Procuradoria tenta quebrar sigilo de 40 suspeitos de fraude

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ministério Público Federal em Tocantins pediu ontem à Justiça Federal a quebra de sigilo bancário de 40 pessoas acusadas de envolvimento em fraudes na Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia).
Entre os suspeitos estão os ex-secretários-executivos do Ministério da Integração Nacional Benivaldo Alves de Azevedo e Maurício Vasconcelos e o ex-superintendente da Sudam Arthur Guedes Tourinho.
No grupo chamado de "operadores externos" pelo Ministério Público estão Geraldo Pinto da Silva e Maria Auxiliadora Martins, donos de escritórios de consultoria cadastrados na Sudam. Eles representavam empresas que receberam incentivos do Finam.
Também foi pedida a quebra de sigilo bancário de cinco funcionários da Sudam, de empresários que forneciam notas frias para fraudar a Sudam e de empresários beneficiados pelas fraudes, entre eles José Soares Sobrinho, líder do Grupo Soares e aliado do senador Jader Barbalho (PMDB-PA).
O pedido de quebra de sigilo foi apresentado ontem à juíza Edinamar Silva Ramos, da 2ª Vara da Justiça Federal em Tocantins, pelo procurador federal Mário Lúcio Avelar. Edinamar determinou em abril a prisão preventiva de 21 pessoas acusadas de fraudar a Sudam. Após quatro dias detidos, todos foram soltos pela Justiça.
A investigação das fraudes na Sudam foi descentralizada em reunião realizada anteontem em Palmas, com a participação de procuradores de Tocantins, Mato Grosso, Amazonas, Maranhão e Pará e delegados da Polícia Federal em Tocantins e Pará.
A Polícia Federal vai tocar investigações paralelas em nove Estados, mas as informações serão todas transmitidas para o delegado Hélbio Dias Leite, que coordenador do inquérito-mãe em Palmas. Também participou da reunião em Palmas o delegado da PF no Pará, Disney Rosseti.
(LUCIO VAZ)


Texto Anterior: Jader acusa BC para rebater Pedro Malan
Próximo Texto: Questão agrária: Cerca de 200 sem-terra invadem fazenda em Mato Grosso do Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.