UOL

São Paulo, quinta-feira, 19 de junho de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Controle da situação
José Dirceu (Casa Civil) encontrou-se com a embaixadora Donna Hrinak e pediu oficialmente a ela que os EUA enviem ao Brasil os documentos das contas CC-5 de brasileiros. O Planalto quer ter acesso aos dados antes da CPI do Banestado.

Operação abafa
O Planalto trabalha para que o tucano Sérgio Guerra assuma a presidência da CPI do Banestado. Considera que Antero Paes de Barros, chamado de o "Pedro Simon do PSDB", seria "espalhafatoso e incontrolável". O PSDB, no entanto, diz que não aceita recuar da sua indicação.

Evitar turbulências
A intenção do Planalto é reduzir ao máximo os holofotes sobre a CPI. Teme que a investigação, por incidir sobre a movimentação de capital financeiro, assuste investidores estrangeiros. Ou gere uma crise no Congresso -suspeita-se da participação de políticos na remessa ilegal de recursos para os EUA.

Avaliação política
A equipe econômica considera que somente após a aprovação das reformas e da autonomia do Banco Central será possível reduzir drasticamente os juros. A queda de meio ponto, ontem, serviria apenas como a sinalização da "mudança".

Futurologia financeira
Com a aprovação das reformas e da autonomia do BC, a equipe econômica avalia que o risco-país cairá substancialmente. O que atrairia investimentos, mesmo com juros mais baixos.

Tempos de crise
Um rato, mamífero roedor, tem circulado com muita frequência pela sala de imprensa do Ministério da Fazenda.

Agrado ao chefe
O PL responderá hoje em cadeia nacional às críticas que FHC fez ao governo Lula. No programa, produzido pelo jornalista Vladimir Porfírio, o tucano será chamado de "o grande responsável" pela crise.

Caso de polícia
Desapareceram dos arquivos da Prefeitura de SP cerca de 70 fotografias do suíço Guilherme Gaensly (1843-1928), autor de um dos mais importantes registros históricos da cidade.

A sete chaves
As fotos de Gaensly estavam no Departamento do Patrimônio Histórico de SP. Entre os registros, havia imagens da construção de prédios e da colocação de trilhos para bondes na cidade. Suspeita-se que funcionários tenham cometido o furto.

Nepotismo
O Planalto nomeou Helvécio Ribeiro para a Delegacia Federal de Agricultura de GO. Trata-se de cunhado do prefeito de Goiânia, o petista Pedro Wilson. O cargo fora prometido ao PMDB.

Amigo da onça
Ivan Valente ficou pessoalmente magoado com Nelson Pellegrino, que, por ordem do Planalto, o retirou da comissão da Previdência. Os dois pertencem à mesma tendência no PT, a Força Socialista, que possui apenas três deputados na Câmara.

Problema regional
José Carlos Aleluia (BA), líder do PFL, elogiou seu conterrâneo Nelson Pellegrino (PT), em jantar em homenagem ao petista. Mas deixou claro que a amizade é só em Brasília: "Na Bahia continuamos sendo adversários."

Sem festa
Jutahy Júnior (PSDB-BA) foi o único líder da Câmara que faltou ao jantar em homenagem a Pellegrino e não mandou representante. Quis deixar claro que o partido está firme na oposição.

Gasto público
Assessores do Controle da Transparência procuraram ontem Geddel Vieira Lima (PMDB) pedindo informações sobre o sistema de divulgação via internet das contas da Câmara. Estudam levar o programa para o governo federal.

TIROTEIO

Do deputado estadual Renato Simões (PT), sobre José Genoino criticar os petistas que votaram contra a reforma da Previdência de Alckmin, em SP:
- Esse tipo de comentário enfraquece o PT. Genoino está engordando uma cobra que morderá o calcanhar do partido na próxima eleição.

CONTRAPONTO

Passe presidencial

O presidente Lula esteve em maio em Aracaju (SE), onde participou de um encontro da Frente Nacional de Prefeitos.
Depois do evento, Lula almoçaria em um bufê com líderes petistas e outros políticos.
Na porta do prédio, uma antiga militante do PT de Aracaju, conhecida como Maria do Céu, tentava convencer os seguranças a permitir que ela entrasse para falar com Lula.
- Sou amiga dele de longa data. Assim que me enxergar, vai pedir para eu entrar.
Os seguranças riam. Um deles perguntou, então, o que havia na grande bolsa que carregava.
Irritada, ela respondeu:
- Isso aqui é para dar na cabeça do segurança que me impedir de dar um beijo no Lula!
Segundos depois, o presidente chegou e, para espanto de todos, reconheceu a petista:
- Ei, Maria do Céu, entre aqui para almoçar comigo!


Próximo Texto: Base aliada: Dirceu afirma a aliados que governo vai "arriscar mais"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.