São Paulo, Sábado, 19 de Junho de 1999
Texto Anterior | Índice

"Ninguém será condenado'

da Agência Folha, em Maceió

do enviado a Maceió

O legista Fortunato Badan Palhares, coordenador do primeiro laudo sobre as mortes de PC Farias e Suzana Marcolino, disse que ninguém será condenado no caso.

Folha - Qual a sua análise sobre o debate?
Fortunato Badan Palhares -
Não vi na fala do doutor Daniel Muñoz ou de qualquer membro da outra equipe qualquer elemento que pudesse modificar o que está transcrito em nosso laudo.
Eles tentaram por todos os meios justificar suas posições e, na minha forma fria de ver os fatos, não encontrei nada que possa mudar o nosso relato sobre o caso.

Folha - A equipe do contralaudo afirma que não há evidência científica de que Suzana tenha atirado.
Badan -
O grande problema é a terminologia "científica". Não se consegue reproduzir em laboratório a cena de crime. Ela é individual, pessoal e única.

Folha - A outra equipe não descreve a cena do crime. Como o senhor teve certeza para fazê-lo?
Badan -
Quem pode realmente avaliar a cena do crime é quem está acostumado a fazer isso. Quem fica em laboratório, dentro de quatro paredes, mesmo em uma sala de necropsia, não consegue avaliar o que é uma cena de crime.

Folha - Depois das experiências apresentadas, não ficou mais difícil dizer que Suzana atirou?
Badan -
O grande problema é que estão querendo dar uma conotação científica para esse caso, tratamento de maior rigor científico, o que inviável em nosso país.

Folha - Suzana não tinha nas mãos chumbo, bário e antimônio, o que ocorreria se tivesse atirado.
Badan -
Há toda uma série de indícios para chegarmos à conclusão de que ela atirou. Para nós, esses indícios deram base científica. Ninguém vai provar o contrário.
Ninguém vai mostrar que não houve homicídio seguido de suicídio. Não se vai prender ninguém porque não haverá elementos para isso. Esse é um desafio que lanço. Ninguém será condenado. Preso pode até ser.


Texto Anterior: Ex-seguranças deverão ir a julgamento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.