São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 2002

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PSDB

Presidente do partido poderá ser um dos coordenadores

Insatisfeito com trapalhadas, Serra intervém na campanha

RAYMUNDO COSTA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Insatisfeito com os desencontros e trapalhadas ocorridos em sua campanha, o candidato do governo à Presidência, José Serra, colocou o secretário de Comunicação, João Roberto Vieira da Costa, no comitê eleitoral para imprimir sua marca.
João Roberto, além de ser um interlocutor de confiança de Serra, trabalha na mesma sintonia e ritmo do candidato tucano.
Outras mudanças de porte ainda podem ocorrer. Atualmente, o PSDB discute dar um papel "mais importante" na campanha para o deputado José Aníbal (SP), presidente da sigla. Ele poderia, por exemplo, ser o coordenador de mobilização, percorrendo o país para instalar comitês. O problema seria coordenar a função com sua candidatura ao Senado.
A intenção de Serra é acelerar a campanha a partir de agora. Com João Roberto na retaguarda, Serra espera não ser mais surpreendido com fatos corriqueiros que acabam por se transformar em crise política. Exemplo típico foi a passagem do candidato por Barreiras (BA), no sábado passado. Os líderes peemedebistas da Bahia, que estão coligados ao PMDB, não foram avisados da viagem a tempo. Erro primário da assessoria.
Serra havia pedido para o assessor Teodomiro Braga um "paper" com as informações básicas do município e da região. Pouco antes de embarcar para a Bahia, soube que Geddel Vieira Lima, baiano e líder do PMDB na Câmara, não fora avisado da viagem. Ficou furioso: o "paper" pedido ficara pronto, mas as outras áreas do comitê não tiveram a iniciativa de ligar para Geddel.
Iniciativa é palavra-chave nas confusões da campanha de Serra. Alguns assessores acham que o candidato é centralizador demais e evitam e temem fazer alguma coisa antes de consultá-lo.
É possível. Mas Serra nem sabia na noite da última terça-feira que, amanhã, serão colocados nas ruas de 30 cidades 2.100 outdoors de sua campanha. Um assessor, no entanto, conta que Serra teve o cuidado de antes ver e aprovar as fotos e legendas dos outdoors.
O bate-cabeças na campanha não tardou a incomodar a candidata a vice-presidente, Rita Camata (PMDB-ES). Sempre na área de imprensa. Logo em uma de suas primeiras entrevistas, um assessor policiava suas respostas.
Recentemente, outro assessor ficou de passar sua posição (a favor) sobre a intervenção federal no Espírito Santo ao colunista de um grande jornal. Saiu publicado exatamente o contrário.
Serra detestou o prédio do comitê eleitoral de Brasília desde a inauguração, quando foi recepcionado com um protesto de agentes sanitários de saúde. Pensou em nunca mais voltar. Voltou anteontem para uma reunião com líderes dos partidos que o apóiam. Entrou e saiu pela porta da frente, ignorando uma saída estratégica pelos fundos, providenciada depois da inauguração.

Aborrecimento
A convocação de João Roberto para a campanha deixou aborrecido o coordenador político Pimenta da Veiga (MG), que foi designado para a função numa acomodação das forças internas do PSDB. Serra tratou de avisar que ele não perderá prestígio e ficará na mesma função. João Roberto irá para o comitê como coordenador de comunicações. Uma questão de título. Ele é o interlocutor de Serra na campanha.
Quando ele foi para a Secretaria de Comunicação de Governo, em dezembro de 2000, a voz geral era de que se tratava de uma "indicação do Serra". Agora, com sua ida para a campanha, houve quem considerasse o ato uma intervenção do presidente Fernando Henrique Cardoso. Nem uma coisa nem outra. João Roberto, 38, formado em administração pública, estava no Ministério da Saúde desde janeiro de 1997, na Secretaria de Comunicação Social, quando conheceu Serra. A partir daí desenvolveram forte amizade.
Em dezembro de 2001, João Roberto foi para a Secretaria de Comunicação de Governo, indicado por seu antecessor no cargo, Andrea Matarazzo, e pelo publicitário Nizan Guanaes, atual responsável pela campanha de Serra.



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