São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dirceu é o 1º petista a entrar na Casa Branca

DE WASHINGTON

Um dos 15 presos políticos soltos em 6 de setembro de 1969 por exigência dos sequestradores do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick, José Dirceu, tornou-se ontem o primeiro petista a ser recebido na Casa Branca.
Acompanhado de um assessor e do embaixador em Washington, Rubens Barbosa, Dirceu mostrou seu passaporte, que tem dois vistos de ingresso nos EUA: "O primeiro me deram assim que pedi, em 1991. Foi logo um visto de dez anos". Reuniu-se na Casa Branca com o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca para a América Latina, John Maisto, e com Lawrence Lindsey, assessor econômico de Bush.
Os encontros tiveram tom cordial. Dirceu não criticou os EUA: "Vim aqui dizer o que pretendemos fazer, nem mais nem menos". As diferenças entre o PT e o governo americano também não foram tratadas. Cuba? "Não, eles sabem qual é a posição do PT, que não difere muito da posição do governo brasileiro." O perigo de esquerdização da América Latina? "Não falamos sobre isso. Eles sabem que não estamos propondo um programa socialista para o Brasil." (MARCIO AITH)


Texto Anterior: Dirceu fala com FHC antes de ir à Casa Branca
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.