UOL

São Paulo, sábado, 19 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

Juiz aposentado é transferido de ambulância

DA REPORTAGEM LOCAL

Divergências burocráticas atrasaram ontem a transferência do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto para a prisão domiciliar. Apesar de a ordem judicial ter chegado à Polícia Federal às 20h24, ele só foi transferido para sua casa à 0h de hoje.
A ordem judicial, assinada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça, Nilson Naves, não foi entendida pela polícia como permissão para a transferência.
Devido ao frágil estado de saúde de Nicolau, a PF solicitou uma ambulância para levá-lo à sua casa. Algumas pessoas xingaram o juiz aposentado de "ladrão" enquanto ele era transportado numa maca até o carro. Ele será vigiado 24 horas por dois policiais federais enquanto estiver em casa.
Nicolau estava preso na nova sede da PF, na Lapa, há cerca de 60 dias. Ficou sozinho em uma cela de aproximadamente 8 m2, com banheiro, cercada de grades. "É uma cela muito gelada, terrível", disse um dos advogados de Nicolau.
Quando Nicolau foi preso, em dezembro de 2000, foi levado a uma cela improvisada de 5 m2, no antigo prédio da PF, em Higienópolis. A sala não tinha grades e foi feita exclusivamente para receber o juiz aposentado.
(LILIAN CHRISTOFOLETTI e RICARDO WESTIN)


Texto Anterior: Caso TRT: STJ concede prisão domiciliar a Nicolau
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.