São Paulo, terça-feira, 19 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Pareceu encomenda", diz Fernando Gabeira

FÁBIO VICTOR
DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) disse ontem que viu indícios de "encomenda" na entrevista com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva veiculada anteontem no "Fantástico", da TV Globo.
Segundo ele, o fato de Lula corroborar a versão do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do publicitário Marcos Valério de Souza sobre o esquema de caixa dois para financiamento de campanhas do partido, somado ao tom ameno das perguntas e ao que considerou falta de preparo da entrevistadora, reforça a sua suposição.
"Pareceu uma entrevista encomendada. A moça [Melissa Monteiro] era uma amadora de quinta categoria, não parece jornalista. Tive a impressão de que foi uma matéria produzida por eles dentro de um contexto que começou com a entrevista do Valério ao "Jornal Nacional", depois a do Delúbio no mesmo espaço e por último a do Lula no "Fantástico'", disse Gabeira, que é jornalista.
"Ela começou muito dura, chamando o Lula de você, e terminou suave, chamando ele de Vossa Excelência. E ainda apresentaram dizendo se tratar de um programa para a TV francesa comprado pela Globo. Por que a TV francesa faria isso para depois vender à brasileira?", questionou.
Crítico contumaz do governo, especialmente após sua saída do PT, em 2003, o deputado ironizou a versão de que Valério emprestou dinheiro ao PT para saldar dívidas de campanha.
"Admite-se que emprestar algum aos aliados torna o dinheiro limpo, mesmo fora da lei eleitoral. Mas, como diria o Garrincha, eles esqueceram de combinar com os russos", afirmou.
Num trocadilho com o programa da TV Globo, o primeiro vice-presidente da Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), classificou a reportagem como "uma entrevista de realismo fantástico".
Já o deputado tucano Luiz Carlos Hauly (PR) definiu a entrevista como um "avant-première da Radiobrás Internacional", numa alusão à estatal de comunicação do governo federal.


Texto Anterior: Segundo Singer, crise não estava prevista em pauta
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Mala suspeita: Versão de ex-assessor é contestada por sócio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.