São Paulo, segunda-feira, 19 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPANHA

Tucano rejeita frustração por causa de baixo desempenho nas pesquisas eleitorais e cola imagem a Aécio Neves

Em baixa, Serra minimiza as pesquisas

RAQUEL ULHÔA
ENVIADA ESPECIAL A BARBACENA

Ao participar de showmícios em Barbacena e São João Del Rey na noite de sábado e, já na madrugada de domingo, passear pelas ruas de Tiradentes -cidades históricas de Minas Gerais-, o presidenciável José Serra (PSDB-PMDB) disfarçou a frustração com o baixo desempenho nas pesquisas de intenção de voto divulgadas no fim de semana.
"Estou seguindo a estratégia. Não estou olhando para as pesquisas, mas para o resultado. Como dizia o Didi [jogador da seleção brasileira], treino é treino e jogo é jogo. E o jogo vai começar terça-feira, com o início do programa eleitoral gratuito. E vamos ganhar o campeonato", disse o presidenciável.
Tentando driblar as dificuldades eleitorais, Serra colou definitivamente sua imagem à do deputado Aécio Neves (PSDB-MG), presidente da Câmara dos Deputados e candidato a governador de Minas Gerais por um amplo leque de alianças políticas.
Aécio levou Serra para seu primeiro comício nessa campanha em São João Del Rey, cidade em que o deputado foi criado.
No Solar dos Neves -construção do século 19 onde morou o presidente Tancredo Neves, morto em março de 1985, antes de assumir a Presidência-, o presidenciável recebeu o apoio de Risoleta Neves, 82, viúva de Tancredo e avó de Aécio.
"Eu trouxe o Serra no meu primeiro comício em São João como candidato a governador. Isso é de um grande simbolismo", afirmou o deputado. Nos comícios, elogiou o presidenciável tucano e pediu que o elegessem.

Retribuição
Em retribuição, o presidenciável praticamente lançou Aécio ao Palácio do Planalto. "Jovem ainda, Aécio é o político mais influente do Congresso. O homem que vai ser governador de Minas hoje e vai chegar a outras alturas amanhã", disse Serra.
Aécio disse acreditar na subida de Serra nas pesquisas após o início do programa eleitoral, porque, na sua opinião, ainda não há uma consolidação dos votos na maioria do eleitorado.
"O programa eleitoral talvez seja o momento melhor para que ele se mostre como é: sem truques de mágica e sem marketing", disse.
Na esteira do prestígio do deputado, que lidera as pesquisas de intenção de voto para o Palácio da Liberdade, Serra também participou de showmício em Barbacena, a cerca de 50 quilômetros de São João, e, depois, foi com a comitiva para Tiradentes, onde passeou pelas ruas cumprimentando moradores e turistas.
Em reunião com lideranças políticas da região, o candidato tucano defendeu o relançamento da "aliança São Paulo-Minas", representada pelo apoio do ex-governador Franco Montoro (SP) a Tancredo para a Presidência.

Campo minado
Segundo maior colégio eleitoral do país, com mais de 12 milhões de eleitores, Minas Gerais é um campo minado para Serra, muito embora o candidato tucano ao governo local, Aécio Neves, seja o favorito na disputa, de acordo com as pesquisas.
Mas o palanque de Aécio é assediado por Ciro Gomes (o mineiro fez alianças com partidos que apóiam o candidato do PPS).
Além disso, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi buscar justamente em Minas Gerais o seu candidato a vice, José Alencar (PL), e tem o apoio declarado do governador Itamar Franco.
Nos discursos, Serra repetiu que em Minas houve três sonhos que ajudaram a construir o Brasil: "o sonho de independência, de Tiradentes, o sonho do desenvolvimento, de Juscelino Kubitschek, e o sonho da liberdade, de Tancredo Neves".
O candidato tucano prometeu ainda a recuperação das estradas mineiras, a inclusão do leite na política agrícola do governo federal e falou do seu programa de criação de empregos.


Texto Anterior: Garotinho quer mudança no acordo
Próximo Texto: Dupla caipira: Tucano canta com Leonardo em MG
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.