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A empresários, Nizan diz como quer barrar Lula
GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S.A.
Em encontro sigiloso anteontem com um grupo restrito de
empresários pesos pesados, o publicitário Nizan Guanaes, marqueteiro do presidenciável José
Serra (PSDB), apresentou sua estratégia para a reta final da campanha eleitoral para conseguir levar o candidato tucano para a disputa no segundo turno.
Apesar do crescimento nas pesquisas do candidato do PT, Luiz
Inácio Lula da Silva, Nizan teria
garantido aos presentes que Serra
iria para o segundo turno.
Os empresários não saíram totalmente convencidos de que irá
mesmo haver segundo turno nas
eleições, apesar de considerarem
boa a estratégia de Nizan para esse final de campanha.
Segundo a Folha apurou, um
dos empresários disse que, naquele dia, 90% das ligações telefônica que recebera foram para dizer que o petista Lula iria vencer
as eleições no primeiro turno.
O encontro foi organizado pelo
empresário Ivoncy Ioschpe, presidente do Iedi (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial). Estiveram presentes,
entre outros, os empresários Antônio Ermírio de Moraes (Votorantim), Lázaro Brandão (Bradesco), Cláudio Bardella (Bardella) e
Carlos Pires (Camargo Corrêa). Já
Nizan estava acompanhado do
publicitário Nelson Biondi e do
embaixador do Brasil na Itália,
Andrea Matarazzo, que coordenou a campanha presidencial de
1998 de Fernando Henrique Cardoso em São Paulo.
No encontro, os empresários
assistiram a propaganda eleitoral
de TV com fortes ataques ao PT
no horário do candidato tucano.
O marqueteiro de Serra disse aos
presentes que, a partir daquele
momento, a campanha tucana
iria intensificar seus ataques ao
presidenciável do PT.
Apoio empresarial
Os empresários apoiaram a estratégia adotada por Nizan. Segundo a Folha apurou, alguns dos
empresários consideraram, no
entanto, que era mais eficiente a
tática de atacar as idéias defendidas por Lula no passado, como a
de criar 15 milhões de empregos
no Brasil, uma das bandeiras de
sua campanha nas eleições de
1998, do que arriscar um bombardeio mais pesado contra o petista.
Durante o encontro, o publicitário tucano pediu aos presentes
que organizassem mais encontros
como aquele com empresários de
apoio a José Serra.
A idéia de Nizan Guanaes, porém, não foi bem recebida. Antônio Ermírio de Moraes, por exemplo, disse que a elite do país já votava em Serra. Por isso, o que o
candidato teria de fazer é se aproximar cada vez mais do público.
A Folha apurou também que
Ermírio de Moraes reclamou da
falta de apoio explícito por parte
dos outros empresários a Serra.
Ele disse que foi o único a manifestar publicamente seu apoio ao
candidato tucano. Ele participou
de dois programas da campanha
de José Serra. Nizan disse que, em
todas as vezes que o empresário
apareceu no programa de TV, a
audiência subiu.
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