São Paulo, quinta-feira, 19 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Petista oscila 2 pontos para baixo, e tucano mantém taxa, mostra levantamento

Em pesquisa por telefone, Lula tem 39%, e Serra, 24%

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

Pesquisa concluída ontem à noite mostra um cenário de estabilidade no rastreamento eleitoral elaborado pelo Datafolha, sem oscilações fora da margem de erro.
O levantamento é o primeiro da série realizada com eleitores que têm telefone fixo em casa feito depois do acirramento dos ataques de José Serra (PSDB) a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no horário eleitoral gratuito.
De acordo com o instituto, Lula tem 39% das intenções de voto -tinha 41%-; Serra manteve-se com 24%; Ciro Gomes (PPS) foi de 14% para 13%, e Anthony Garotinho (PSB), de 11% para 12%.
Os números divulgados se referem a uma "média móvel" (veja no quadro ao lado como isso é calculado) de duas pesquisas e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
As taxas divulgadas hoje referem-se, portanto, à média de pesquisas feitas no domingo -antes dos ataques de Serra- e ontem.
A pesquisas são feitas três vezes por semana, nos dias seguintes a exibições de programas dos presidenciáveis. A próxima será amanhã e, contando com a de ontem, medirá possíveis reflexos dos ataques feitos na terça.
O Datafolha lembra que o resultado do rastreamento representa a opinião de uma parte específica do eleitorado: os cerca de 54% que têm telefone fixo em casa. É uma parcela com mais renda e escolaridade do que a média nacional e mais concentrada no Sudeste.
Analisando os últimos três resultados, é possível afirmar que, nesse segmento dos "com-telefone", Garotinho apresenta leve tendência de alta, e Ciro, tendência de queda.


Texto Anterior: Grafite
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: O bruxo e o tucano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.