São Paulo, segunda-feira, 19 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleição foi um sucesso, diz comando do PT

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA, EM SP
DA REPORTAGEM LOCAL
DA AGÊNCIA FOLHA


A direção do PT considerou um sucesso o PED (Processo de Eleição Direta), apesar das inúmeras irregularidades verificadas. De acordo com a coordenação do processo, aqueles que se sentirem prejudicados por eventuais fraudes poderão recorrer até sexta.
"Os problemas nem de longe vão atrapalhar o processo ou atingir sua lisura. A eleição foi tranqüila, pacífica", disse Francisco Campos, coordenador-geral da eleição e secretário de Mobilização do partido. Ele considerou "natural" em um processo realizado em mais de 80% dos municípios a existência de denúncias, que caracterizou como pontuais.
Segundo o coordenador, o quórum mínimo para validar a eleição foi atingido, embora ele não tenha dado números que comprovassem isso. "Essa eleição foi um sucesso. O comparecimento foi massivo, mesmo sendo uma votação atípica, realizada no meio de uma crise, talvez a maior da história do partido", declarou.
Nenhuma acusação formal de fraude havia chegado à direção nacional do PT até o início da noite de ontem: "Temos um regulamento muito claro quanto a recursos. Quem se sentir prejudicado poderá recorrer às instâncias do partido. Mas isso não chegou até a Executiva Nacional".
O coordenador do PED evitou criticar a ausência do presidente no pleito, mas não escondeu uma certa frustração: "O presidente Lula é o nosso filiado mais ilustre. Seria um orgulho a sua participação, mas respeitamos a decisão pessoal dele. Eu compreendo".
O presidente interino do PT, Tarso Genro, disse que não tinha conhecimento das denúncias de irregularidades nas eleições internas do partido, como o transporte de filiados aos locais de votação. ""Não tenho nenhuma informação quanto a isso. Se houve alguma acusação desse tipo, deve constar em ata para depois examinarmos", disse ele à Folha.


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Eleições no PT: PT utiliza voto de cabresto em eleições diretas no país
Próximo Texto: Candidato tenta pagar eleitores no Butantã
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.