São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSIÇÃO

EUA enviam secretário de Estado assistente para América Latina, que se encontra na quinta com o presidente eleito

Emissário vem preparar encontro Lula-Bush

MARCIO AITH
DE WASHINGTON

O governo dos Estados Unidos está enviando ao Brasil um funcionário de alto escalão para se reunir com Lula e preparar o encontro do dia 10 de dezembro, em Washington, entre o presidente eleito do Brasil e o presidente americano George W. Bush.
O secretário de Estado assistente para América Latina, Otto Reich, chega amanhã a Brasília para uma visita de dois dias.
Reich é a autoridade máxima do Departamento de Estado para questões relacionadas com a América Latina.
Na manhã de quinta-feira, ele terá um encontro com Lula e sua equipe. Será o primeiro contato entre o presidente eleito e um funcionário americano depois das eleições brasileiras.
"A viagem vai mostrar o apoio dos Estados Unidos e nossa vontade de trabalhar de forma construtiva com o presidente eleito em assuntos regionais, globais e bilaterais", disse James Carragher, diretor do escritório do Brasil e do Cone Sul dentro do Departamento de Estado.
"Um objetivo da viagem é ajudar a preparar o caminho para o encontro entre o presidente Bush e o presidente eleito Lula. Outro é ampliar os relações construtivas que temos com o Brasil", disse ele.
A idéia da reunião é estabelecer o primeiro contato com Lula e definir, ainda que de forma resumida, a agenda do encontro do próximo dia 10. Reich quer conhecer os assuntos que Lula pretende abordar na conversa e informar ao presidente eleito quais temas os EUA pretendem abordar no primeiro encontro entre os presidentes dos dois países.
A reunião de Reich com Lula ocorre na mesma semana em que outras três autoridades americanas vão aproveitar a realização de um evento do Fórum Econômico Mundial, que começa no próximo dia 20, no Rio, para se encontrar com a equipe de Lula.
Deverão estar no Brasil o vice-negociador de comércio, Peter Allgeier, o subsecretário do Tesouro, Kenneth Dam, e o subsecretário de Estado para assuntos econômicos, Alan Larson. Reich chega amanhã a São Paulo e segue imediatamente para Brasília, onde terá reuniões com líderes do Congresso e com autoridades do governo atual. "Queremos também mostrar nossa apreciação pela relação bilateral construtiva, ampla e eficaz que tivemos nos oitos anos da administração de FHC", disse Carragher.
Depois do encontro com Lula, Reich segue para São Paulo, onde espera se reunir com empresários. Ele volta aos Estados Unidos na própria quinta-feira.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Líderes do PMDB criticam setor pró-convenção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.