São Paulo, terça-feira, 19 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líderes do PMDB criticam setor pró-convenção

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), criticou ontem a iniciativa de uma ala do partido que pretende convocar uma convenção nacional, à revelia da Comissão Executiva Nacional, para definir a posição do partido em relação ao governo Lula.
Para Renan, a convenção não tem sentido prático, já que a Executiva decidiu apoiar a governabilidade do governo Lula. Segundo ele, a ação do grupo -que tem o senador José Sarney (PMDB-AP) como integrante- é "antidemocrática", se tiver por objetivo destituir a Executiva, que tem mandato até setembro de 2003.
O presidente do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP), também articula apoios para brecar a iniciativa de convocar uma convenção nacional. Ontem, ele foi a Santa Catarina encontrar-se com o governador eleito, Luiz Henrique da Silveira.
Temer está programando um almoço em Brasília (entre quarta e quinta-feira) onde espera reunir a cúpula do partido. O objetivo é mostrar unidade em torno do seu nome como o interlocutor oficial do PMDB com o governo eleito.
A questão agora é saber quantos dos cinco governadores eleitos do partido participarão do evento.
Pelos cálculos do grupo do presidente do partido, já há quatro governadores "fechados" contra a idéia da convocação. São eles: Joaquim Roriz (DF), Jarbas Vasconcelos (PE), Luiz Henrique (SC) e Germano Rigotto (RS).
O ex-presidente do PMDB Paes de Andrade (CE), que sempre se opôs à atual cúpula partidária, negou que o objetivo da convenção seja destituir a Executiva.
Os cálculos dele são outros. Ele diz que Rigotto e Luiz Henrique concordam com a convocação.
Segundo ele, mais de nove presidentes dos 27 diretórios estaduais já assinaram o edital convocando a convenção, o que é suficiente. A convenção seria realizada no primeiro ou no segundo domingo de dezembro.


Texto Anterior: Emissário vem preparar encontro Lula-Bush
Próximo Texto: Fórum Social Mundial deve ter menos recursos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.