São Paulo, quinta-feira, 19 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

"O Globo" leva grande prêmio; "Extra", o de melhor foto

Jornalistas da Folha recebem o Prêmio Esso em três categorias

DA SUCURSAL DO RIO

A Folha foi vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo 2002 em três categorias. As repórteres Fátima Fernandes e Cláudia Rolli ganharam em Informação Econômica. O site Controle Público, desenvolvido pelo colunista Fernando Rodrigues, foi considerado a "Melhor Contribuição à Imprensa". Os repórteres Alessandro Silva e Gilmar Penteado ganharam o prêmio Regional Sudeste.
Os resultados foram divulgados anteontem, no Rio. A Folha também foi finalista em Reportagem, com "Fraudes no Balanço da Reforma Agrária", de Rubens Valente e Eduardo Scolese.
O Prêmio Esso de Jornalismo do ano coube a Chico Otávio, Bernardo de La Peña, Renato Garcia e Rodrigo Rangel, de "O Globo", com "Sentenças suspeitas", sobre a corrupção no Judiciário.
Sérgio Ramalho, do jornal "O Dia" (RJ), levou o prêmio de melhor reportagem, graças ao trabalho "Morto sob custódia", sobre um preso que teve o crânio fraturado nas dependências da PF. O prêmio de fotografia foi para Wania Corredo, do "Extra" (RJ), pela sequência fotográfica "Execução em uma rua de Benfica".
"Sem apoio da lei, PM recruta presos para operações de combate ao PCC", em 28 de julho, deu início à série de reportagens da Folha de Alessandro Silva e Gilmar Penteado, que ganhou o prêmio Regional Sudeste. A série revelou métodos de investigação ilegais usados pelo Gradi (Grupo de Repressão e Análise de Delitos de Intolerância) da PM paulista.
Fátima Fernandes e Cláudia Rolli foram premiadas com a série iniciada pela reportagem "Acordo de conciliação lesa trabalhadores", de 19 de maio. Elas noticiaram que as comissões de conciliação prévia, criadas para resolver conflitos trabalhistas, prejudicam o trabalhador porque diminuem o valor das indenizações.
O site Controle Público (www.controlepublico.com.br), coordenado pelo repórter especial Fernando Rodrigues, foi considerado uma ferramenta importante para o trabalho jornalístico. Iniciativa inédita, o site permite o acesso a informações patrimoniais de mais de 4.000 políticos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Senado: Na despedida, Serra faz crítica velada ao PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.