UOL

São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

De olho nas urnas
Antonio Palocci isentou as empresas de transporte coletivo da MP da Cofins pressionado por Lula e José Dirceu. O argumento foi um só: mais imposto elevaria as tarifas de ônibus, veneno em ano eleitoral.

Apelo ao chefe
Prefeitos petistas de capitais negociavam desde segunda com o ministro da Fazenda. Sem sucesso, correram ao presidente e ao ministro da Casa Civil, que aceitaram a reivindicação. "OK, vocês venceram", disse Palocci a Marcelo Déda, de Aracaju.

Dataverbo 1
Na contramão de apresentações anteriores, Lula não utilizou uma única metáfora no quilométrico discurso de ontem.

Dataverbo 2
O presidente engasgou duas vezes ao elogiar seu plano de reforma agrária, que seria muito superior aos de antecessores.

Para a torcida
A insistência de Olívio Dutra em defender os parlamentares expulsos do PT desagrada ao Planalto. Avalia-se que o ministro das Cidades, com um pé fora do governo, faz discurso para agradar sua base eleitoral.

Cara limpa
Depois de passar o Natal com a família em Fortaleza, Ciro Gomes vai raspar a barba que cultiva desde a posse no primeiro escalão do governo Lula. "Ano novo, visual novo", justifica o ministro da Integração Nacional.

Trabalho e folga
Cristovam Buarque estará no Cairo, neste final de semana, para participar de encontro internacional de ministros da Educação organizado pela Unesco. Do Egito, emenda viagem de final de ano à Itália com a mulher.

Duelo petista
Delcidio Amaral (MS) deve disputar com Ideli Salvatti (SC) a liderança do PT no Senado.

Argumento jurídico
Márcio Thomaz Bastos (Justiça) entregou a Lula estudo jurídico que descarta irregularidade na promoção do ex-guerrilheiro Apolônio de Carvalho a general do Exército. Espera que o parecer sirva para decidir a seu favor a disputa com José Viegas (Defesa), contrário à ascensão.

Marketing de bloco
Veterano de campanhas na Argentina e ex-sócio de Duda Mendonça, o publicitário João Santana foi chamado por Eduardo Duhalde para cuidar da imagem do Mercosul.

Ônibus cheio
Paulinho (PDT) adere hoje ao grupo suprapartidário, coordenado por Erundina (PSB) e tucanos, que estuda alianças anti-Marta para a eleição de 2004.

Tempo ao tempo
Quem conhece bem César Borges não dá por definitiva sua recusa em disputar a Prefeitura de Salvador pelo PFL.

Jogo pesado
A igreja de Alto da Boa Vista (MT) foi pichada com ataques ao bispo de São Félix do Araguaia, dom Pedro Casaldáliga, que apóia os índios xavantes na disputa com fazendeiros e posseiros pela terra Suiá-Missú.

Casa verde
O Acre será o primeiro Estado a ter assentamento de reforma agrária em área florestal. A idéia é aliar extrativismo madeireiro à preservação ambiental.

Visitas à Folha
Edemar Cid Ferreira, presidente do Banco Santos, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Pedro Paulo de Sena Madureira, sócio-diretor da Editora Girafa.
 
Maria Regina Seidlhofer, professora da Universidade de Música e Teatro de Viena, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de sua mãe, Maria José Luponi.

TIROTEIO

Do deputado Carlito Merss (PT-SC), sobre o entendimento entre PDT e PFL para 2004:
-A aliança com Jorge Bornhausen é o beijo da morte de Leonel Brizola. É um coronel "high-tech" que representa tudo o que Brizola combatia.

CONTRAPONTO

Retranca total

Conhecidos pela aversão ao risco, políticos mineiros evitam bola dividida até mesmo quando o assunto é futebol.
Tancredo Neves declarava-se torcedor do América -nunca sem acrescentar que gostava muito do Atlético e tinha grande simpatia pelo Cruzeiro.
Seu neto Aécio, conselheiro do Cruzeiro e primeiro torcedor do clube a ocupar o governo de Minas desde a redemocratização, recebeu os atuais campeões brasileiros logo após a conquista do título. Teve o cuidado, no entanto, de fazer o mesmo com a equipe do Atlético dias depois.
José Alencar segue a mesma linha. Quando lhe perguntaram se havia comemorado o título do Cruzeiro, o vice respondeu:
-Como mineiro, sim, mas torço pelo Nacional de Muriaé.
O interlocutor quis então saber o que faz Alencar em dia de Cruzeiro x Atlético:
-Torço pelo empate!


Próximo Texto: Um ano depois: Lula faz defesa de Palocci e endossa "política do possível"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.