UOL

São Paulo, sexta-feira, 19 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Lula não vai ao Congresso selar reformas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de ir ao Congresso para participar da promulgação das emendas constitucionais das reformas tributária e da Previdência, que ocorrerá em sessão do Congresso às 10h de hoje.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula considerou que os elogios que fez ao Congresso, em seu discurso de balanço de um ano de governo, bastaram para expressar sua gratidão ao Legislativo.
Lula havia se autoconvidado para ir ao Congresso ao discursar em um almoço de confraternização com oficiais-generais das Forças Armadas, na última segunda-feira, no Clube do Exército.
Houve mal-estar no Congresso, em especial do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), porque a idéia era e é promover uma cerimônia discreta para a promulgação das reformas -e, quando Lula fez o autoconvite, a tributária ainda nem havia sido aprovada.
Na segunda, Lula se vangloriou de ter feito em sete meses "o que alguns tentaram fazer em 15 anos e não conseguiram". Ontem, no ato de prestação de contas, Lula mudou o tom do discurso e dividiu com o Congresso o êxito pela aprovação das duas reformas.
"O Congresso Nacional respondeu de maneira digna, responsável e patriótica ao sentimento de mudanças. Por isso declaro aqui, publicamente, o meu reconhecimento aos deputados e senadores pela aprovação das reformas imprescindíveis ao futuro do Brasil", afirmou Lula.
Em duas outras ocasiões, neste ano, Lula provocou a suscetibilidade dos senadores: ao dizer que aprovara as reformas, logo após a Câmara votar as propostas, e quando afirmou que cada senador tinha uma reforma tributária na cabeça, dando a entender que a proposta votada não era exatamente a que o presidente queria.
Hoje serão promulgadas a emenda da reforma da Previdência, integralmente, e parte da reforma tributária.


Texto Anterior: Congresso: Convocação extra opõe o Senado à Câmara
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.