São Paulo, domingo, 20 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Curso de 12 semanas ensina na prática a fazer jornal

Caderno sobre dor é trabalho final do 33º programa de treinamento

DA REDAÇÃO

O caderno especial "Epidemia da Dor" foi o trabalho de conclusão da 33ª turma do programa de treinamento da Folha, encerrada na última sexta. A publicação mostra que a dor, em alguns casos, é doença e não sintoma, e que, quando crônica, pode levar o paciente à morte.
A edição especial foi executada nas três semanas finais do programa. Sob a coordenação do diretor da Sucursal de Brasília, Josias de Souza, os trainees escolheram o tema, fizeram as reportagens, escreveram os textos, produziram os gráficos e tabelas e pautaram as fotos. Também participaram da edição e do acabamento final.
Ao todo, o treinamento teve 12 semanas, nas quais os dez participantes da 33ª turma aprenderam, na prática, a trabalhar em jornal diário e a aplicar os princípios defendidos pelo projeto editorial da Folha (leia o projeto no site http://www.uol.com.br/fsp/brasil/fc170805.htm).
Além dos exercícios, eles conversaram com editores, colunistas e repórteres do jornal, tiveram aulas de português com o professor Pasquale Cipro Neto, fizeram um curso de direito para jornalistas e outro de história de São Paulo e problemas urbanos.
Também participaram de uma oficina de reportagem comandada pelo diretor da Sucursal do Rio, Marcelo Beraba, e de um curso de investigação jornalística com a ajuda da informática (internet, planilhas de cálculo), dado pela filial mexicana da organização americana IRE (Investigative Reporters and Editors).
Entre os exercícios, fizeram uma entrevista coletiva com a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns.
Introduzido como exercício final do treinamento em 1997, o caderno especial é publicado pelo jornal quando se considera que tem qualidade jornalística. Desde 1998, dez foram publicados.

Aproveitamento
Desde 1988, quando foi criado, o programa treinou 234 profissionais, dos quais cerca de 90% passaram a trabalhar na Folha.
Em geral, o jornal realiza três turmas por ano. A seleção para a 34ª turma, que deve acontecer em abril, já está em curso.
Para se inscrever, basta preencher a ficha que se encontra na sede do jornal (al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos, São Paulo, SP), nas sucursais, regionais e principais faculdades. Também é possível preenchê-la no site do programa, na intranet (www.folha.com.br/treinamento).


Texto Anterior: Panorâmica - Judiciário: STF indefere pedido contra Itamar
Próximo Texto: Folha convoca 175 candidatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.