São Paulo, sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO INDÍGENA

Funasa investiga morte de cinco crianças em TO

DA AGÊNCIA FOLHA

Pelo menos cinco crianças indígenas da etnia apinagé morreram neste ano na aldeia São José, nas proximidades de Tocantinópolis (521 km de Palmas, no Estado de Tocantins).
De acordo com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), não se conhece a causa de três das cinco mortes. As outras duas teriam sido provocadas por insuficiência renal e pneumonia.
Entre os sintomas apresentados pelas crianças indígenas, todas na faixa de zero a cinco anos, estão fortes diarréias e crises de vômito, que evoluem rapidamente para desidratação grave.
Outras quatro crianças foram internadas devido ao mesmo quadro. Segundo informou ontem a Funasa, também há 30 em observação. Suspeita-se que a água usada pela tribo está contaminada. Amostras da água foram recolhidas e o resultado das análises deverá ser divulgados na próxima segunda-feira
Até a conclusão das análises, o poço e o córrego que atravessam a aldeia permanecerão interditados. Um carro-pipa fará o abastecimento de água no local. Equipes de saúde da Funasa e do município foram enviadas à aldeia. (ADRIANA CHAVES)


Texto Anterior: Panorâmica - Caso Maluf: Jersey não barra envio de dados bancários ao Brasil
Próximo Texto: Eleições 2006/Presidência: Pesquisa mostra Serra mais forte que Alckmin
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.