São Paulo, sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006/PRESIDÊNCIA

Lula lidera a intenção de votos em todos os cenários, mas empata tecnicamente quando o prefeito de São Paulo é o candidato tucano

Pesquisa mostra Serra mais forte que Alckmin

DA REDAÇÃO

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que o prefeito de São Paulo, José Serra, seria o candidato tucano com mais chances de derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de outubro. Em todas as simulações, Lula lidera as intenções de voto no primeiro turno.
O levantamento, primeiro feito neste ano, foi divulgado em meio ao acirramento da disputa entre Serra e o governador paulista, Geraldo Alckmin, que já admitiu ser pré-candidato e aparece empatado tecnicamente com o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB).
O instituto incluiu o nome do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) em todos os cenários. Por isso os resultados não foram comparados com os da última pesquisa, que apontava a liderança de Serra no primeiro turno.
Na simulação com Garotinho, Lula (35%) e o tucano (31%) estão empatados no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O Ibope fez ainda simulações com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), o presidente do STF, Nelson Jobim (com partido indefinido na pesquisa), a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de Minas, Aécio Neves, ambos tucanos.
A pesquisa foi pedida pela revista "IstoÉ" e divulgada pelo "Jornal Nacional", da Rede Globo. Foram ouvidos 2.002 eleitores em 143 municípios, entre os dias 12 e 16.


Texto Anterior: Questão indígena: Funasa investiga morte de cinco crianças em TO
Próximo Texto: Judiciário: Lei sobre grampo será debatida, diz Thomaz Bastos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.