São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Brasil e Paraguai fecham acordo sobre dívida de Itaipu

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, assinaram ontem um acordo para reduzir a dívida de Itaipu. Foi alterado o fator de reajuste, com a retirada da inflação americana como indexador.
De acordo com o memorando de entendimento divulgado, autoridades das áreas econômicas e de energia do Brasil e do Paraguai tiveram encontros em 2006 e 2007 para buscar soluções para temas técnicos e financeiros da Itaipu Binacional.
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a mudança não trará impacto para o consumidor brasileiro. Mas será absorvida pelo Tesouro.
Para o ministro Rubén Ramírez (Relações Exteriores) do Paraguai, a mudança pode resultar numa economia de cerca de US$ 10 bilhões na projeção do endividamento até 2023.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia sinalizado que os dois países fechariam um acordo na reunião do Mercosul. "É um pleito antigo do Paraguai, estamos estudando uma maneira e acho que será possível atender. Não há uma proposta de renegociação, mas de condições melhores."
A usina hidrelétrica de Itaipu é resultado de acordos entre os dois países, que ganharam impulso na década de 1960, entrando em operação em 1984. (JANAINA LAGE)


Texto Anterior: A partir de agora, Mercosul será sabatinado pela OMC
Próximo Texto: Oposição: Governadores de oposição irão a encontro com Lula na 2ª
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.