São Paulo, sábado, 20 de janeiro de 2007

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Petrobras dá R$ 1,5 milhão para o evento

DA REPORTAGEM LOCAL

Com destinação de R$ 1,5 milhão, a Petrobras será a principal patrocinadora da participação do Brasil e da comitiva brasileira, formada por integrantes de ONGs e de movimentos sociais, no 7º Fórum Social Mundial.
Segundo a empresa, a ver ba de patrocínio vai custear a montagem do "Espaço Brasil", estande de 200 metros que será compartilhado pelo governo brasileiro, pela Petrobras e pelo Grupo Facilitador Brasileiro (organizadores locais do fórum, entre eles o Ibase, a CUT, o MST e a Abong (Associação Brasileira de ONGs)).
Parte do dinheiro também vai pagar despesas de viagem até o Quênia de 120 participantes, selecionados pela Abong, e a ida do cantor Martinho da Vila, que fará o show da abertura do fórum.
A empresa patrocina o evento desde 2001, e essa é a maior verba já destinada ao fórum -a segunda maior foi em 2004, em Porto Alegre (R$ 1,2 milhão).
Num evento repleto de protestos ambientalistas contra ações de empresas não é uma contradição ter patrocínio da Petrobras? Candido Grzybowski, do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), responde: "Dá alguns problemas, mas a vida é cheia de contradições".
Ele afirma que, contra os protestos, argumenta que "ninguém vai ao evento de cavalo" e que não se pode prescindir do combustível.
A assessoria da Petrobras diz que o patrocínio visa a "intensificação do relacionamento com formadores de opinião do terceiro setor".


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