São Paulo, quarta-feira, 20 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegado diz que pedirá indenização

DO ENVIADO A PALMAS

O delegado da Polícia Federal Luís Fernando Machado, 34, afirmou ontem que vai pedir indenização do ex-senador Jader Barbalho (PMDB-PA) por danos morais e contestou que teria praticado abuso de autoridade ao colocar algemas no ex-senador.
"Em negro e pobre todo mundo coloca algemas, mas em branco e rico é mais difícil", disse, em conversa com agentes da PF.
Machado ficou revoltado com declarações de Jader a jornais do Pará de que ele teria sido nomeado pelo ex-senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e que estaria a serviço de ACM e do senador Romeu Tuma (PFL-SP). O advogado do delegado, Aroldo Dotti, prepara uma ação indenizatória contra Jader.
Por intermédio do seu advogado, Machado disse que colocou as algemas em Jader seguindo uma orientação internacional acatada pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) e pela Aeronáutica. Essa seria uma norma de segurança observada no transporte aéreo de presos.
Logo após a prisão, geralmente deprimidos ou instáveis emocionalmente, os presos podem tentar o suicídio ou atacar os agentes policiais ou mesmo o piloto do avião se não estiverem algemados, relatou o delegado. Machado afirmou que algemou Jader já dentro do avião em Belém e que retirou as algemas no saguão do aeroporto de Palmas. Naquele momento, entregou o preso ao delegado da PF em Tocantins José Pacífico.
Pacífico colocou novo par de algemas no ex-senador e o transportou até a Superintendência da PF em Palmas. O delegado disse ontem que tinha uma orientação do superintendente da PF em Tocantins, João Fonseca Coelho: transportar Jader nas mesmas condições em que ele chegasse. Como chegou algemado, foi transportado dessa forma até o local da prisão.
"Como se tratava de uma personalidade, não fui eu quem decidiu. Eu segui uma orientação do superintendente."



Texto Anterior: Rombo amazônico: Depoimentos teriam levado a pedido de prisão de Jader
Próximo Texto: Criminalista diz que uso de algema é "humilhante"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.