UOL

São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASO JERSEY

Ex-prefeito nega ter conta

Escritório de procurador é contratado por Maluf

ROBERTO COSSO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-prefeito paulistano Paulo Maluf (PPB) contratou o escritório de advocacia do procurador-geral de Jersey, William Bailhache, para fazer sua defesa na ilha.
Cabe a Bailhache, que está afastado do escritório, proferir a decisão final sobre o envio dos documentos bancários de Maluf e de familiares dele ao Brasil.
Maluf sempre negou que tivesse conta no exterior. Sua assessoria informou que não iria comentar a contratação do advogado.
Em Jersey, um paraíso fiscal no canal da Mancha, não existe carreira de procurador. Os procuradores são eleitos entre advogados militantes, ocupam cargos públicos por períodos determinados e, depois, voltam à advocacia.
A Folha apurou que o escritório de Bailhache é especializado em ações sobre lavagem de dinheiro. Com o afastamento de William Bailhache, um irmão dele responde pelo escritório.
Na edição de ontem, a Folha informou que o procurador Cyril Whelan, de Jersey, proferiu parecer favorável ao envio da documentação bancária ao Ministério da Justiça brasileiro.
A Promotoria de Justiça da Cidadania de São Paulo espera receber as cópias dos documentos de Jersey para mover uma ação de responsabilidade por ato de improbidade administrativa contra Maluf, que deverá ser acusado de enriquecimento ilícito. As informações bancárias de Maluf poderão permitir ao Ministério Público Federal o ajuizamento de ações criminais contra o ex-prefeito.
O secretário municipal de Negócios Jurídicos, Luiz Tarcísio Teixeira Ferreira, pretende viajar à Europa em março para verificar a possibilidade de contratar um advogado para representar a prefeitura no exterior, na tentativa de pleitear a repatriação do dinheiro.
Em junho de 2001, a Folha revelou que Maluf e familiares dele têm pelo menos US$ 200 milhões bloqueados em Jersey.


Texto Anterior: Artigo: As interceptações telefônicas
Próximo Texto: Narcotráfico: Landim diz à Câmara que conhece traficante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.