São Paulo, Terça-feira, 20 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha organiza curso sobre a história do Brasil

da Redação

A Era dos Descobrimentos e o início da colonização são os temas da primeira aula do curso 500 Anos de História do Brasil, organizado especialmente para os jornalistas da Folha. O palestrante será Pedro Puntoni, professor de história ibérica da USP e pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).
O curso, que terá 12 aulas, faz parte de um programa de aperfeiçoamento profissional empreendido pelo jornal desde 1985, quando começaram a ser oferecidos seminários internos.
O diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Paulo Miceli, será o palestrante da segunda aula, sobre a expansão colonial.
Para falar sobre escravidão, estará no jornal Manolo Florentino, professor de história da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e sobre Inconfidência, Joel Rufino dos Santos, da Universidade Federal Fluminense. A formação da cultura e do Estado nacional, principalmente no período joanino e começo do Império, é o tema de Jean Marcel Carvalho França, professor convidado da Unesp.
Luiz Felipe de Alencastro, pesquisador do Cebrap e professor do Instituto de Economia da Unicamp, falará sobre a Independência, e o Primeiro e o Segundo Reinados serão os temas de Ilmar Roloff de Mattos (PUC-RJ) e Lilia Moritz Schwarcz (USP), respectivamente.
No último bloco do curso, Marco Antônio Villa, da Universidade Federal de São Carlos, vai tratar da transição entre Império e República, e Roberto Ventura, da USP, falará sobre a Primeira República, tendo como base o relato de Euclides da Cunha em "Os Sertões".


Texto Anterior: Greca assume festejos dos 500 anos
Próximo Texto: CPI decide começar a ouvir juízes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.