UOL

São Paulo, domingo, 20 de julho de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

No aquecimento
O governo Lula já começou a se preparar para enfrentar uma enxurrada de ações na Justiça contra a reforma da Previdência, que ainda nem foi aprovada. A Advocacia Geral da União iniciou uma série de seminários em São Paulo para a equipe que defenderá as mudanças.

Calcanhar-de-aquiles
"Direito adquirido" e "reformas constitucionais" são os temas das primeiras palestras aos advogados que defenderão a reforma. Por ora, os temas serão abrangentes -o texto final ainda pode ser modificado. Até assessores de Thomaz Bastos (Justiça) estão escalados para falar.

Mão invertida
Recado que governadores pretendem dar ao Planalto, em reunião marcada para a próxima terça: se não houver acordo sobre a repartição da receita, eles vão pressionar suas bancadas para mudar a proposta original da reforma tributária.

Morde e assopra
Convencido do desgaste provocado nas bases pelas negociações da reforma previdenciária, o governo se prepara para fazer "um cafuné" nos partidos aliados. Acredita numa solução de longo prazo, com "vários gestos" de reaproximação.

Sábado de sol
José Dirceu aceitou se reunir com a bancada do PT para ouvir as queixas dos deputados. Muitos reclamam do tratamento que recebem do governo. A data sugerida pela Casa Civil para o encontro, no entanto, apenas reforçou o sentimento de abandono: no outro sábado.

Dossiê petista
José Viegas (Defesa) assegurou ao secretário de Defesa americano, Donald Rumsfeld, que não foi encontrada nenhuma pista de terrorismo ou da Al Qaeda na tríplice fronteira Brasil, Paraguai e Argentina.

Jus ao cargo
Walfrido Mares Guia (Turismo) decidiu fixar residência na suíte de um hotel de Brasília.

Assim não quero
Cássio Cunha Lima (PSDB) avisou ao PSB que não se filiará ao partido. O governador da PB não gostou de a legenda ter acolhido Ricardo Coutinho, seu adversário político e pré-candidato a prefeito de João Pessoa.

Gabinete paralelo
Secretário da Cultura de Marta, Celso Frateschi montou um escritório extra-oficial para sua mulher, Silvia Moreira, numa sala do órgão ao lado do seu gabinete, no prédio do antigo cinema Olido, em SP. A arquiteta dispõe até de estagiários.

Ajuda caseira
Frateschi diz que sua mulher o está assessorando num "plano de ocupação do Olido". "Ela está me dando uma mão. Mais como mulher do que qualquer outra coisa." Funcionária voluntária, Sílvia não recebe salário.

Fora de forma
Geraldo Alckmin (PSDB-SP) vai começar a se exercitar numa academia. Até já fez os exames médicos necessários. Sophia, sua filha, reclamou que ele está com gordurinhas localizadas.

Lobby em ação
César Borges (PFL) fez em seu site enquete sobre a proibição do porte de armas. Até quarta, cerca de 40 pessoas opinavam por dia. A maioria a favor. Desde então, mais de 400 votos passaram a ser computados diariamente. Não deu outra: o apoio à liberação passou dos 90%.

Presidente zen
Depois de atender na Europa à milésima ligação de José Dirceu (Casa Civil), que estava preocupado com as negociações sobre a reforma da Previdência, Lula comentou, sorrindo: "O Zé fica desesperado. Mas tem de ter calma que tudo dá sempre certo".

Mundo governista
A exemplo do PT, o PSB de Miguel Arraes deverá fechar questão e exigir que seus deputados votem unidos a favor da reforma previdenciária de Lula.

TIROTEIO

Do senador tucano Eduardo Azeredo, sobre as críticas do PSDB a Lula:
-O governo está devendo, é verdade. Mas ainda temos de ter um pouco de paciência.

CONTRAPONTO

Colônia de férias

Em conversas com a delegação brasileira durante a viagem à Europa, Lula demonstrou preocupação com os radicais do PT.
Num desses bate-papos, a deputada Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP) aproveitou para provocar o presidente:
-O senhor sabe que tem uns radicais na comissão que eu presido, a de Relações Exteriores.
A deputada tucana se referia aos deputados petistas Luciana Genro (RS) e Babá (PA), esse último suplente.
Zulaiê continuou:
-Quando eles pedem a palavra, eu deixo mesmo. Já que o PT não os deixa falar...
O ministro Tarso Genro (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), pai da deputada Luciana Genro, interveio, para risada geral da comitiva:
-Será que não tem nenhuma viagenzinha programada para as próximas semanas ao exterior? Se tiver, leve-os junto!


Próximo Texto: Qual reforma? Reforma é sonho neoliberal, dizem intelectuais da USP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.