São Paulo, terça-feira, 20 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cúpula do FMI não acompanha os encontros

DE WASHINGTON

A cúpula do FMI (Fundo Monetário Internacional) não acompanhou os encontros do presidente Fernando Henrique Cardoso com os candidatos ao Palácio do Planalto. Diretores da instituição estão em férias, gozando o tradicional recesso de verão.
O FMI volta a funcionar integralmente no dia 26 de agosto e deverá agendar para o começo de setembro a reunião para oficializar o pacote de US$ 30 bilhões ao Brasil. Única diretora da instituição que se encontra em Washington, a vice-gerente-geral do Fundo, Anne Krueger, dedicou-se ontem a outras finalidades.
Um de seus assessores comentou à Folha que o caso brasileiro "já foi resolvido" com o anúncio do pacote e que Krueger não pediu relatórios sobre os encontros em Brasília.

Explicação
O FMI teria ficado satisfeito com a explicação da equipe negociadora brasileira de que o pacote tem apoio dos candidatos. A única preocupação do Fundo Monetário Internacional é de outra natureza: a reação fria dos mercados ao anúncio do novo empréstimo.
Apesar de a aprovação do acordo ser virtualmente certa, a chefia do Fundo teme que diretores-executivos da instituição questionem por que os anúncio dos US$ 30 bilhões não estimularam os mercados a retomarem investimentos ao Brasil.
(MARCIO AITH)



Texto Anterior: Transição: Acordo "pavimenta o caminho", diz FHC
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.