São Paulo, Sexta-feira, 20 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA
Exterior destaca veredicto

de Londres e

das agências internacionais

O canal de notícias 24 horas da emissora de TV britânica BBC destacou ontem, em seu noticiário internacional, a absolvição dos três oficiais que estavam no comando da operação em Eldorado do Carajás.
A rede disse que a decisão desagradou a grupos de defesa de direitos humanos em todo o mundo.
A reportagem disse também que, durante o julgamento, foi exibido um vídeo mostrando a polícia atirando contra a multidão, mas que a defesa logrou argumentar que os policiais tentavam conter a manifestação que havia saído de seu controle. "As imagens foram veiculadas pela televisão brasileira e causaram um escândalo nacional", dizia a reportagem da BBC.
O "New York Times", em seu site na Internet, também relatou a absolvição dos três oficiais de maior patente envolvidos no "massacre de 19 agricultores que chocou o Brasil e chamou a atenção internacional para os direitos humanos no país".
O jornal norte-americano, um dos mais importantes do mundo, em sua seção de últimas notícias, destacou que "na origem do massacre está a distribuição de terra no Brasil, onde os 40% mais pobres da população detêm apenas 1% da terra".
O líder do MST (Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) João Pedro Stedile também aparece no relato do site do jornal, declarando que o julgamento dos oficiais foi "uma manobra para ficar bem com a elite do Estado".


Texto Anterior: Eldorado do Carajás: Promotor teme absolvição dos 147 PMs do massacre
Próximo Texto: Absolvição aumenta casos de impunidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.