São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato petista em Aracaju recebe apoio do prefeito do PMDB

JAIRO MARQUES
DA AGÊNCIA FOLHA

A Executiva Nacional do PT resolveu intensificar a campanha do deputado federal Marcelo Déda à Prefeitura de Aracaju (SE). Único candidato do PT com chances de disputar o segundo turno em uma capital nordestina, Déda é apoiado pelo prefeito, João Augusto Gama (PMDB), que decidiu não concorrer à reeleição.
Principal adversário de Déda, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB), que tem o maior tempo na TV, aproveita o fato para chamar o petista de candidato "chapa branca" e tentar associá-lo ao governador Albano Franco (PSDB), que não anunciou apoio a nenhum candidato até agora.
A última prefeitura conquistada pelo PT numa capital do Nordeste foi a de Fortaleza, em 1985, com Maria Luiza Fontenele. Na tentativa de reeditar o feito, os deputados federais José Dirceu (SP), presidente do PT, e José Genoino (SP) já foram aos palanques de Déda. Também visitaram o Sergipe o senador Eduardo Suplicy (SP) e Lula, que esteve lá duas vezes. Nas três ocasiões em que se candidatou à Presidência, Lula venceu em Aracaju. A intenção do partido, segundo Genoino, é investir pesado em Déda: "Para nós, ele é uma prioridade e representa a chance de o PT estabelecer uma grande liderança no Nordeste".
Antônio Carlos Valadares ataca Déda, afirmando que ele se aliou ao poder no Estado: "O PT aqui é partido oficial: tem o apoio do prefeito e do governador e tem também a máquina pública à disposição para fazer campanha".
"O único candidato de oposição aqui em Aracaju sou eu", diz Valadares, cuja coligação inclui os partidos governistas PMDB e PFL. Déda rebate as críticas dizendo que "Valadares está com dor-de-cotovelo aguda" e que o apoio do governador é inaceitável: "Ele não tem lugar no meu palanque".


Texto Anterior: Candidatos fazem pacto contra Roberto Magalhães em Recife
Próximo Texto: Panorâmica: Justiça proíbe prefeitos de distribuir cestas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.