UOL

São Paulo, sábado, 20 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

NOBEL DA PAZ

Indicação de Lula para prêmio é "especulação", afirma embaixador em Oslo
O embaixador do Brasil em Oslo, Cesar Moreira, disse que recebeu a notícia de que o presidente Lula teria sido indicado para o Prêmio Nobel da Paz, mas que não existe qualquer confirmação. "Foi uma especulação feita por uma pessoa que não é do Instituto Nobel", disse ele à Folha por telefone.
Segundo o embaixador, a única notícia confirmada até agora é que são mais de 150 indicados. O nome do vencedor será anunciado em novembro.
Os candidatos ao Nobel da Paz só podem ser indicados por governos, parlamentos ou outras instituições que se enquadrem dentro do regulamento fixado pelo Instituto Nobel.
"O presidente Lula pode ter sido indicado por uma instituição, mas não temos confirmação", afirmou Moreira. No início do ano, o governo brasileiro lançou a candidatura da Pastoral da Criança para o prêmio deste ano, de acordo com o embaixador.
Um comitê de cinco pessoas indicadas pelo Parlamento norueguês avaliam os candidatos, mas não revelam os nomes dos indicados, pois uma de suas preocupações é justamente preservar a independência e isenção do processo de escolha para o prêmio. O Instituto tem recursos inclusive para contratar especialistas e fazer um estudo mais profundo de um candidato, quando isso for necessário.
(DE LONDRES)


Texto Anterior: 500 protestam contra demarcação
Próximo Texto: Campo minado 1: 62 religiosos estão ameaçados, diz dom Tomás
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.