UOL

São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terceiro setor se ligou ao Estado na década de 80

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O processo de democratização do Estado nos anos 80 aproximou as ONGs do governo. "As ONGs surgiram no Brasil na década de 70 para lutar contra o governo; nos anos 80, existiam para pressioná-lo por mais direitos humanos e, nos anos 90, passaram a ser parceiras e, em alguns casos, substitutas do governo", afirma Wanda Engel, especialista em pobreza do Banco Interamericano de Desenvolvimento e ex-secretária de Assistência Social de FHC (95-02).
A aproximação entre governo e ONGs foi possível quando as questões sociais, de direitos humanos e ambientais passaram a fazer parte da agenda oficial.
O diretor de Relações Internacionais da Abong, Sérgio Haddad, diz que, mesmo nos países desenvolvidos, os fundos públicos bancam uma parte considerável dos orçamentos das ONGs. (ANDRÉ SOLIANI)


Texto Anterior: ONGs temem ser cerceadas pelo governo
Próximo Texto: Reencontro desafinado: Benedita beija Lula, ouve samba e protestos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.