São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Texto Anterior | Índice

Lula reclama de tucano e diz que daria um cheque em branco para Marinho

CLAUDIO DANTAS SEQUEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que daria "um cheque em branco" ao ex-ministro Luiz Marinho, candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo do Campo.
No terceiro e último comício em apoio ao petista, Lula acusou a campanha do adversário Orlando Morando (PSDB) de fazer "jogo rasteiro" e "ofender a dignidade das pessoas", em referência a ataques contra o candidato a vice na chapa de Marinho, o deputado e cantor Frank Aguiar (PTB), chamado de "forrozeiro" pelos adversários.
"Vocês nunca me viram falar mal dos meus adversários. A governança é a cara posterior do candidato", disse Lula, comparando a campanha de Morando a um "ex-marido".
"Até ontem, [Morando] lambia o sapato do doutor Maurício [Soares, ex-prefeito de São Bernardo] e hoje o Maurício virou um demônio. É como um ex-marido", disse Lula, que se mostrou confiante na vitória de Marinho.
"É um companheiro a quem eu daria um cheque em branco. Viajaria dez anos e quando voltasse, [Marinho] me devolveria o cheque".
Não é a primeira vez que o presidente utiliza a expressão. Antes da crise do mensalão em 2005, Lula disse frase parecida ao ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), embora depois tenha negado publicamente. Afirmou então que "só daria" cheque em branco para a primeira-dama Marisa Letícia.
No evento, Lula também elogiou as alianças costuradas pelo petista no segundo turno. "O que você fez em São Bernardo que sirva de exemplo para o PT no Brasil inteiro. Para que a gente possa construir o projeto maior do que apenas um partido político", disse Lula. Depois de duas décadas longe do poder em São Bernardo, o PT decidiu formalizar uma aliança ampla, composta por mais 13 legendas, e lidera as pesquisas de intenção de voto.
Marinho prometeu, caso seja eleito, não deixar a prefeitura para disputar o governo do Estado em 2010. A garoa intensa e o frio afastaram o público. Segundo a Polícia Militar, apesar da expectativa de que 5.000 pessoas acompanhassem o comício petista, compareceram cerca de 2.800, a maioria militantes.


Texto Anterior: Eleições 2008 / São Paulo: Reprise de dados distorcidos marca debate
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.