São Paulo, sábado, 21 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO

Proposta partiu do PT

Ruralistas criticam homenagem ao MST

EDUARDO SCOLESE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Lideranças ruralistas de todo o país demonstraram ontem indignação com o fato de a Câmara dos Deputados ter promovido anteontem, a pedido do PT, uma sessão solene em homenagem aos 20 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Na sessão, cerca de 200 integrantes do MST entraram no plenário com bandeiras e camisas do movimento, cantaram hinos e ouviram discursos de apoio dos deputados. Foi a primeira vez que a Câmara homenageou o MST.
"É um grande orgulho vê-los entrar nesta Casa com bonés, camisetas vermelhas e nossas bandeiras", afirmou, em discurso, o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).
"A Câmara teve uma atitude desprovida de sentido, absolutamente lamentável. É um absurdo homenagear um grupo que nem sequer existe juridicamente", disse Antônio Ernesto de Salvo, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).
Segundo ele, "é estranho a Câmara dos Deputados abrir seu espaço para um movimento que não cumpre a legislação brasileira, como a medida provisória [antiinvasão, editada em 2000 por Fernando Henrique Cardoso]".
Luiz Antonio Nabhan Garcia, presidente nacional da UDR (União Democrática Ruralista), disse que a iniciativa do PT de homenagear o MST é "um reflexo da crise" que ronda atualmente o governo federal.
Para Olavo Bernardes Filgueiras Filho, vice-presidente da UDPR (União de Defesa das Propriedades Rurais), entidade ruralista que atua em Minas Gerais, "a Câmara escancarou seu apoio à bagunça e à baderna ao promover um evento como esse. É muita falta do que fazer".
O deputado Arlindo Chinaglia (SP), líder do PT na Câmara, afirmou que não pode haver "sectarismos" nas homenagens realizadas no plenário da Casa. A homenagem ao MST teve por objetivo reconhecer o "esforço e a luta" do movimento pela reforma agrária, segundo o deputado.


Texto Anterior: Promotoria investiga nova conta
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.