UOL

São Paulo, sexta-feira, 21 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Tribunal cassa liminar que impunha condições à publicação de reportagem

TJ decide em favor da "Você S/A"

DA REPORTAGEM LOCAL

O TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo cassou ontem, em votação unânime, as condições impostas judicialmente à revista "Você S/A" para a publicação de uma reportagem sobre empresas de recolocação de executivos.
O texto, que deveria ser a capa da edição de fevereiro, foi objeto de medida cautelar do juiz Antônio Dimas Cruz Carneiro, da 2ª Vara Cível de Pinheiros. Ele não proibiu a reportagem, mas condicionou sua publicação à leitura e resposta prévias da empresa Dow Right Consultoria em Recursos Humanos, acusada de supostas irregularidades.
Os três desembargadores da 4ª Câmara de Direito Privado (Rebello Pinho, Carlos Stroppa e Natan Zelinschi de Arruda) entenderam que a liminar de primeira instância representou um "cerceamento à liberdade de imprensa" e, por isso, deram provimento ao recurso da Editora Abril, responsável pela "Você S/A".
A Lei de Imprensa de 1967 garante que quem se sentir injustiçado ou ofendido após a publicação de um texto pode requerer direito de resposta. Assegura ainda que o ofensor pode ser punido por injúria, difamação ou calúnia.
A liminar de primeira instância foi classificada de "censura prévia" pela direção da revista. "Estamos sendo censurados sob presunção de má-fé em relação à matéria que nem sequer foi publicada", afirmou na época o diretor-superintendente da "Você S/A", Sidnei Basile, em editorial.
A revista informou que a reportagem completa sobre a indústria de recolocação profissional será publicada na edição que vai para as bancas no próximo dia 10.
"Estamos contentes com a decisão do TJ, até porque essa é a interpretação que melhor representa nossa visão sobre liberdade de imprensa", disse o advogado Arnaldo Tibyriçá, da Editora Abril.
Advogados da Dow Right foram procurados ontem por telefone pela reportagem, mas não foram localizados. À Folha, a empresa já havia negado qualquer interesse em patrocinar uma operação para censurar a reportagem.


Texto Anterior: Governo usará PF para desarmar fazendeiros
Próximo Texto: Roraima: Índios atacam filiação de governador ao PT
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.