São Paulo, sábado, 21 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senador ligado a Tasso deve substituir Arruda

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Geraldo Mello (PSDB-RN) deverá ser o novo líder do governo na Casa. Ele substituirá José Roberto Arruda (PSDB-DF), que se afastou temporariamente do posto, mas não tem chance de voltar ao cargo.
Mello é ex-governador do Rio Grande do Norte (1987-91) e tem bom trânsito com o governador Tasso Jereissati (CE).
O Planalto não deseja que o vice-líder Romero Jucá (PSDB-RR) continue na liderança do governo no Senado. Jucá assumiu anteontem, quando Arruda se afastou.
Além de agradar Tasso, Mello tem imagem melhor do que Jucá. O TCU (Tribunal de Contas da União) apura o desvio de R$ 300 mil da União dados para uma fundação à qual Jucá é ligado. Ele foi governador de Roraima.
Ontem, a assessoria de Jucá afirmou que buscaria no TCU documentos que esclareceriam o caso. Mas Mello já havia sido escolhido.
Mello ajudou a eleger Aécio Neves presidente da Câmara, ao desistir de disputar com Jader Barbalho (PMDB-PA) a presidência do Senado. O argumento era que a candidatura contra Jader estragaria a aliança PSDB-PMDB.
Industrial, Mello foi do corpo técnico fundador da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), no final dos anos 60. Sobre a autarquia, pesam as mesmas acusações da Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia). Eleito em 1994, deve tentar se reeleger em 2002. (KENNEDY ALENCAR)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Senadores ensaiam saída contra cassação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.