São Paulo, sábado, 21 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS GERAIS

Sem apoio do PT, Itamar protesta em Ouro Preto

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Embora o PT defenda a CPI da corrupção e seja contra a privatização de Furnas Centrais Elétricas, os petistas não estarão hoje em Ouro Preto com o governador mineiro Itamar Franco (PMDB), que fará um protesto solitário contra o governo FHC, nos 212 anos da Inconfidência Mineira.
O PT foi o principal aliado do governo mineiro em 1999 e 2000. Ao não irem à cidade histórica protestar contra o governo federal, os petistas quebram uma tradição. Os servidores públicos, cujas entidades costumavam participar do ato, já disseram que não irão. Os aliados de Itamar se restringirão ao seu grupo político.
A causa da desagregação da oposição a FHC em Minas são as eleições de 2002. Para os petistas, Itamar vai transformar a festa na praça Tiradentes em palanque de sua pré-candidatura ao Planalto e da de seu vice, Newton Cardoso (PMDB), ao governo de Minas.
Até o Ministério Público recomendou ontem ao governo que não transforme a solenidade em ato eleitoral. A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público disse que está atenta ao evento.
Itamar atacou os petistas. "É uma festa da pátria, não apenas de Minas. O significado da festa de Tiradentes é muito maior do que usar palanque para a minha candidatura, que nem existe, ou do senhor Newton Cardoso. Quando a mentalidade é medíocre e o caráter é fraco, não adianta a gente discutir", afirmou.



Texto Anterior: São Paulo: Fundação que homenageia Covas é criada
Próximo Texto:
CÚPULA DAS AMÉRICAS
FHC diz que Alca pode ser "indesejável"

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.