São Paulo, quinta, 21 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONG entra com ação por tourada

da Sucursal do Rio

A ONG (organização não-governamental) Fala Bicho, de proteção aos animais, promete entrar no próximo dia 1º com uma ação no Ministério Público Federal, no Rio, contra a primeira-dama, Ruth Cardoso, e os ministros Pedro Malan (Fazenda) e Luiz Felipe Lampreia (Relações Exteriores).
A ONG pedirá que os três restituam à União o dinheiro gasto na viagem que fizeram a Madri, no último final de semana.
Segundo a presidente da Fala Bicho, Sheila Moura, eles "afrontaram a população brasileira" ao irem à Plaza de los Toros, no domingo, para ver uma tourada.
Sheila explicou que esse tipo de espetáculo é proibido no Brasil por decreto federal, desde 1934.
"Se eles estivessem em férias, não poderíamos reclamar, mas estavam viajando a serviço da nação, com o dinheiro de nossos impostos", afirmou.
"Deveriam saber que não podiam participar de um espetáculo que nós, brasileiros, repudiamos. A atitude deles, inclusive, enfraquece nossa luta de dois anos para que as touradas não voltem a ser legais no Brasil."
Na segunda-feira, Sheila mandou uma carta ao presidente Fernando Henrique Cardoso comunicando que a ONG Fala Bicho estava "convocando todas as entidades e pessoas que se sentiram ultrajadas no seu direito a apresentarem seus protestos e assinarem uma ação civil pública" contra a atitude de Ruth Cardoso e os dois ministros.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.