São Paulo, Sexta-feira, 21 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sudam de Belém envia fax quando há urgência

LUÍS INDRIUNAS
da Agência Folha, em Belém

Os editais publicados pela Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia) chegam a Brasília por meio de fax, quando a situação exige urgência, segundo o chefe de gabinete da superintendência, Getúlio Villas Moreira.
Anteontem, o ""Diário Oficial" da União publicou dois editais falsos que teriam sido enviados por uma funcionária da Sudam por computador para veiculação.
""Não existe nenhum sistema on line aqui em Belém para publicação de editais", afirmou Moreira.
O chefe de gabinete é o último funcionário no organograma de envio desses documentos. É ele quem autoriza e remete para o escritório da Sudam em Brasília os editais. Moreira disse que nenhum documento deste tipo passou pelas suas mãos. ""É absurdo porque não existe nenhum processo sobre esses casos."
Quatro departamentos são responsáveis pelos editais: Administrativo, Procuradoria Geral, Pessoal e Administração de Incentivos. Os técnicos dessas unidades recebem dos diretores as informações e as digitam.
Após a aprovação pelo mesmo diretor, o superintendente-adjunto de Administração autoriza o envio e passa para o chefe de gabinete. O edital pode ser enviado também ao escritório da Sudam em Brasília pelo Correio.
Moreira lembra ainda que o ""Diário Oficial" da União envia um comunicado avisando o que já foi publicado.
Os editais falsos, que estabeleciam a contratação da cantora Elba Ramalho por R$ 800 mil e sobre palestra a ser proferida por Pelé, com custo de R$ 500 mil, não foram comunicados à Sudam, segundo Moreira.
Oito técnicos dos quatro departamentos estavam sendo treinados por uma equipe do Mare (Ministério de Administração e Reforma do Estado) para usar um novo sistema on line, ainda em implantação, que deverá interligar as autarquias e órgãos públicos no país.
Segundo a Sudam, a técnica em contabilidade Keila Adriana Rodrigues de Jesus estavam participando desse treinamento quando teria tido acesso ao sistema informatizado que envia informações ao ""Diário Oficial". Ela está afastada da Sudam desde anteontem.
Keila, que trabalhava no departamento Administrativo, não esteve na superintendência ontem. Ela foi ouvida anteontem à noite, mas seu depoimento não foi divulgado.


Texto Anterior: Governo: Três supostos responsáveis por "trote" são exonerados
Próximo Texto: TRF cassa liminar contra cobrança
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.