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Anatel monta esquema para
fiscalizar Telebrás privatizada
da Sucursal de Brasília
A Anatel (Agência Nacional de
Telecomunicações) está montando um esquema especial para fiscalizar o Sistema Telebrás após sua
privatização.
Como não há fiscais suficientes
para fazer o trabalho, serão contratadas empresas de consultoria
que irão conferir a execução das
metas de expansão do serviço de
telefonia fixa.
A agência também fará pesquisas de opinião pública para medir
a satisfação do usuário e balizar
seu trabalho de fiscalização, que
será concentrado nos serviços
com maior índice de reclamação.
Por fim, serão fixadas metas trimestrais referentes aos planos de
Universalização e de Qualidade,
que contêm obrigações impostas
aos compradores da Telebrás.
"Até o final de julho, os protocolos de compromisso em relação
a essas metas estarão assinadas
com as operadoras do Sistema Telebrás", diz o presidente da Anatel, Renato Navarro Guerreiro.
A primeira cobrança em relação
a esses protocolos ocorrerá em setembro deste ano. As consultorias
deverão entrar em ação no final do
ano, adiantou Guerreiro à Folha.
Ele explica que as concessionárias da Telebrás serão obrigadas a
enviar relatórios trimestrais à
Anatel com dados sobre a execução das metas acordadas.
A expectativa da Anatel é que o
número de reclamações dos usuários da Telebrás irá aumentar com
a privatização da estatal, pois um
dos argumentos do governo para
vendê-la é a melhora do serviço
sob a administração privada.
Para a Anatel, os usuários não
têm motivação para reclamar contra uma empresa estatal e monopolista. Por isso, as reclamações
deverão aumentar após a privatização.
(FERNANDO GODINHO)
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