São Paulo, domingo, 21 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

61% são a favor de descriminar o aborto

da Reportagem Local

Entre uma lista de assuntos considerados polêmicos apresentada aos leitores, o que consegue maior unanimidade é a reforma agrária, apoiada por 85%.
A maioria dos entrevistados defende que o aborto deixe de ser considerado crime (61%), mas, quando o assunto é maconha, 69% dizem que os usuários devem continuar a ser punidos. Na população em geral, 81% são contra descriminar a maconha, segundo pesquisa Datafolha feita em 95.
O tema que mais divide o leitorado é a pena de morte: 51% são contra, 45% são a favor e 4% não têm opinião formada. Sobre privatização, a maioria é a favor de vender a Petrobrás e o Banco do Brasil.
O principal problema do país, na opinião dos leitores, é a saúde. Em seguida, praticamente empatados em grau de importância, aparecem o desemprego e a educação.
Em um patamar abaixo, as preocupações reveladas pelo Perfil do Leitor são com segurança, pobreza e moradia.
O grau de interesse do leitor da Folha por política é intermediário. Enquanto 28% se declaram muito interessados, 34% se dizem pouco ou nada interessados no assunto. A maior fatia, 38%, diz ter "mais ou menos" interesse por política.
A maioria (59%) não é filiada nem simpatizante de nenhum partido político. Entre os que manifestam preferência partidária, o PT (15%) e o PSDB (13%) dividem a liderança.
Comparando-se os resultados de 97 com as pesquisas anteriores, nota-se que o pico de interesse por política ocorreu em 1989, ano da primeira eleição presidencial pós-64, e manteve-se alto até 1993, logo após o impeachment do ex-presidente Collor.
A partir de 1995, o interesse por política e o grau de participação (medido pela filiação e simpatia a partidos) diminuíram -consequência talvez da estabilidade econômica provocada pelo Real.
O leitor é crítico em relação às principais instituições do país. A imprensa e a Igreja Católica são as únicas que recebem nota acima de 5: 7,1 e 6, respectivamente. Os empresários recebem nota 5.
Os políticos, o Congresso Nacional, o Judiciário, a polícia, os militares, os sindicatos e o governo federal recebem "nota vermelha" dos leitores do jornal.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.