São Paulo, sexta-feira, 21 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÚBLICO x PRIVADO
Seguradora do banco recomendou à Telemar a contratação de empresa da qual ex-secretário é acionista
Empresa do BB fez lobby em favor de Jorge

ELVIRA LOBATO
DA SUCURSAL DO RIO

A corretora de seguros Metacor, da qual o ex-secretário-geral da Presidência da República Eduardo Jorge Caldas Pereira é acionista, obteve contrato de cerca de R$ 300 mil da Telemar, no ano passado, por recomendação do Banco do Brasil.
Segundo acionistas da Telemar, a Metacor teria sido indicada pela Brasilveículos -seguradora do BB- que tem assento no conselho de administração da empresa.
Na ocasião, a Brasilveículos era dirigida por José Maria Monteiro, ex-coordenador da campanha de reeleição do governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), e ligado a Eduardo Jorge.
Monteiro representou a seguradora na Telemar até março deste ano, quando deixou a presidência da Brasilveículos.
Além da Brasilveículos, a Brasilcap, também do Banco do Brasil, é acionista da Telemar. Juntas, têm 10% das ações da holding que controla as 16 telefônicas estaduais da Telemar.
Apesar de ter sido privatizada em julho de 1998, a Telemar continua sob forte influência estatal. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é o maior acionista individual da companhia (25%), que tem ainda 19% de seu capital em poder de fundos de pensão, alguns deles estatais. Quase 50% do capital da empresa continua atrelado, direta e indiretamente, ao setor público.
Acionistas da Telemar ouvidos pela Folha confirmaram ter havido apadrinhamento na contratação da Metacor. Além de ser escolhida para administrar a carteira de seguro de vida dos funcionários da operadora, a empresa foi indicada para implantar o portal de seguros da internet do IG, do qual a Telemar é acionista. A corretora terá 12% do portal.

Outro lado
A direção do grupo Meta nega ter havido lobby da seguradora do Banco do Brasil para a assinatura de seu contrato com a Telemar. A empresa diz que foi escolhida em concorrência para administrar a carteira de seguro de vida da tele por ter apresentado a melhor proposta. Disse que corretoras multinacionais disputaram o contrato e que sua proposta propiciou uma economia de custos de 50% para a operadora.
O ex-presidente da Brasilveículos, que teria recomendado a contratação da Metacor à Telemar, não foi localizado ontem. A presidência da Brasilveículos disse não ter contato com José Maria Monteiro. A Folha tentou ouvir o presidente atual da seguradora, Luiz Luz, mas, segundo os funcionários, ele passou o dia em reuniões.


Texto Anterior: Procuradores podem pedir quebra de sigilos
Próximo Texto: Ex-secretário do presidente deixa o grupo Meta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.