São Paulo, terça-feira, 21 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Começar bem 2010

Ao longo do dia na manchete da Reuters Brasil, Lula dizia que o país "vai recuperar empregos perdidos e começar bem 2010". Era o "Café com o Presidente", também no alto das buscas no exterior, com agências.
Na Reuters Brasil, o enunciado passou à noite, na mesma linha, para "Governo mantém Orçamento e previsão para o PIB". Alta de 1%. Já a agência Dow Jones destacou que o Merrill Lynch divulgou sua previsão para o PIB brasileiro de 2009: alta de 0,5%. E que o banco registrou que tem "avisado contra extrapolar resultados dos trimestres anteriores para o ano".
Em março, Bloomberg e outras noticiaram previsão retumbante do concorrente Morgan Stanley para o PIB: queda de 4,5% no ano, a maior em 61 anos. Em junho, o economista do banco, Marcelo Carvalho, já reavaliou a queda para 1%.

EM CONFIANÇA
Foi manchete à tarde na Folha Online e entrou na escalada do "Jornal Nacional" que, pelo levantamento da confederação da indústria, CNI, "Empresários se mostram confiantes pela primeira vez no ano". E até mais do que no ano passado.
Já a Agência Brasil destacou pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, mais contida. No enunciado, "Setor produtivo está apreensivo, mas já vê melhora da economia".

SOBE E SOBE
Fechando o dia por Folha Online e Valor Online, a manchete foi "Bolsa sobe 2% e dólar tem menor cotação em dez meses". Confirmou "o quarto pregão de alta e a retomada dos 53 mil pontos".
Nas agências financeiras, no topo do Yahoo News no fim do dia, atenção especial para o dólar com enunciados como "Real sobe para o maior valor em meses diante dos prognósticos para a economia", mencionando o lucro das corporações.

DEIXANDO O DÓLAR
O "Wall Street Journal" postou ontem a coluna "Brasil e Canadá tiram dinheiro do Tesouro", listando "os grandes vendedores" dos títulos americanos e incluindo Taiwan e França no "fogo amigo". Um banqueiro privado nova-iorquino comentou: "Foram vendas recordes de títulos de longo prazo do Tesouro e isso é precisamente o que Wall Street e o governo temem há anos".
O consolo, diz o "WSJ", foi que a China comprou. Nas agências, o fundo Pimco divulgou que pode comprar real e outras moedas, inclusive peso mexicano, "conforme o dólar cai e o crescimento nos emergentes ultrapassa o dos países desenvolvidos".

HONDURAS ETC.
O risco de violência em Honduras ocupou os sites, ontem no Brasil. E o espanhol "El País" deu o artigo "América Latina, a democracia abre fogo", dizendo que "os acontecimentos de Guatemala, Peru e Honduras tiram credibilidade da democracia liberal e reforçam popularidade de Chávez". O golpe hondurenho, de resistência ao venezuelano, acabou elevando sua "legitimidade em toda a região".

"LA FAMILIA"
O britânico "Observer" deu longa reportagem sobre como o "Talebã das drogas declarou guerra ao governo mexicano". Ressalta que, só na semana passada, 19 policiais e soldados morreram "no contra-ataque do grupo narcotraficante La Familia". Com a novidade de usar até a TV no Estado de Michoacán. Um dos líderes da Familia surgiu propondo, para o presidente do país: "Estamos abertos ao diálogo".

OBAMA SOB FOGO
Na manchete de papel do "Washington Post", pesquisa mostrou menor popularidade de Barack Obama em temas chaves como a reforma do sistema de saúde. Destaque no Drudge Report, o instituto Rasmussen já apontou empate para as eleições em 2012.
Nas manchetes on-line de "WP" e Huffington Post ao longo do dia, o cerco republicano à reforma proposta por Obama. O presidente do Partido Republicano diz que a derrota será "o Waterloo de Obama".

"LITTLE BRAZIL"

chinadaily.com.cn
No "China Daily" e depois despacho da Xinhua, reportagem mostrou o grupo de apoio às famílias de brasileiros que se mudam para o país, por organização da própria comunidade.

RÉU

video.globo.com
No "JN", "o juiz federal Fausto de Sanctis decidiu que Daniel Dantas volta ao banco dos réus, agora pelos crimes de formação de quadrilha, gestão fraudulenta" etc.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Rio Grande do Sul: Governo anuncia construção para substituir "escola de lata"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.