São Paulo, Sábado, 21 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LAZER NA BAHIA
Deputados e senadores vão a Comandatuba
Hotel paga ida de parlamentares a ilha

DENISE MADUEÑO
da Sucursal de Brasília

Um grupo de deputados e senadores antecipou o final de semana, deixou a crise em Brasília e foi participar de um programa de lazer na ilha de Comandatuba (BA) com as despesas pagas pelo Hotel Transamérica. O motivo oficial da viagem foi a inauguração do aeroporto do hotel.
O vôo levou o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), outros três senadores e 35 deputados.
O diretor-geral da Câmara, Adelmar Sabino, alguns funcionários da Câmara e um grupo de jornalistas também embarcaram no Fokker-100 da TAM fretado para levar os convidados. Alguns parlamentares viajaram acompanhados por suas mulheres.
Além do vôo, o hotel oferece hospedagem gratuita para os convidados que quiserem passar o final de semana na ilha.
"Não é um lazer. É um convite para espairecer um pouco. Ultimamente as questões políticas estão muito pesadas. Temos de ter a sorte de ser convidados e aproveitar para distanciar dessas questões", afirmou o deputado Elton Rohnelt (PFL-RR), vice-líder do governo na Câmara.
O vice-presidente da Câmara, Heráclito Fortes (PFL-PI), encontrou outra justificativa. Ele argumentou que a inauguração do aeroporto fazia parte das comemorações dos 500 anos do Descobrimento.
"Não tem lobby nisso. Tive o cuidado de verificar", disse.
O deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), que negocia pela bancada ruralista o projeto que anistia parte da dívida do setor agrícola, chegou a ir ao aeroporto, mas deu meia-volta. Tinha uma reunião com a CNA (Confederação Nacional da Agricultura).
Antes de deixar o aeroporto em Brasília, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente da Câmara, Flávio Derzi (PMDB-MS), elogiou o Hotel Transamérica, um "orgulho nacional".
"Só conheci o mar quando tinha dez anos. Vou curtir o mar da Bahia", afirmou. Segundo ele, o fato de receber esse presente não influenciará seu voto na hipótese de algum assunto de interesse do hotel ser encaminhada à comissão que preside.
A viagem dos parlamentares foi organizada pelo deputado Roland Lavigne (PFL-BA). Segundo o próprio deputado, ele contribuiu para viabilizar o projeto do hotel.


Texto Anterior: Manifestação na Esplanada diminui
Próximo Texto: Governo: FHC faz crítica à disputa entre aliados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.