UOL

São Paulo, domingo, 21 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Félix tem terras da União griladas, diz Incra

DA AGÊNCIA FOLHA

A superintendente do Incra em Marabá (PA), Bernadete ten Caten, disse que tem conhecimento da grilagem de terras da União na região de São Félix do Xingu, mas nega que o órgão tenha perdido o controle sobre a área.
"Onde o Incra atua, temos o controle", disse ten Caten.
Segundo ela, no entanto, não há um levantamento exato do percentual das terras da União em mãos de posseiros.
O dados sobre grilagem usados atualmente são de 1999 e foram obtidos pela CPI da Grilagem feita pela Assembléia Legislativa do Pará naquele ano.
"A situação fundiária da região não mudou muito de lá para cá. Os dados mais recentes são dessa CPI", disse ten Caten.
O Incra deve questionar em breve a propriedade dessas áreas na Justiça. As terras recuperadas pelo Estado, segundo a superintendente, serão destinadas a assentamentos.
"Estamos [o Incra] entrando na Justiça com sete ações reivindicatórias para que seja emitido um decreto de posse", disse a superintendente.
Segundo ela, o local onde ocorreu a morte de sete agricultores anteontem pertence ao Estado do Pará. "Não é área da União. O Incra não tem atividade lá", disse. (SÍLVIA FREIRE)


Texto Anterior: Brasil profundo: Matadores espalham medo em terra sem lei
Próximo Texto: Ataque à mata e terra irregular marcam região
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.