São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 2006

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ELEIÇÕES 2006 / ESTADOS

Mercadante diminui distância, mas Serra venceria no 1º turno

Petista sobe de 18% para 23%, aponta Datafolha; com 48%, tucano tem 56% dos votos válidos; Quércia é terceiro com 9%

Diretor do Datafolha diz que pesquisa ainda não captou efeito da crise da compra por membros da campanha do PT de dossiê contra PSDB


MICHELE OLIVEIRA
DA REDAÇÃO

O senador Aloizio Mercadante (PT) subiu cinco pontos nas duas últimas semanas na disputa pelo governo de São Paulo, segundo o mais recente Datafolha, dos dias 18 e 19 de setembro. Ainda assim, se a eleição fosse hoje, o ex-prefeito José Serra (PSDB) venceria no primeiro turno, ficando com 56% dos votos válidos, que não incluem os votos nulos, brancos e os eleitores indecisos.
No levantamento desta semana, o petista subiu de 18% para 23% das intenções de voto, enquanto o tucano oscilou um ponto para baixo, ficando agora com 48%. Em terceiro lugar, Orestes Quércia, do PMDB, oscilou de 11% para 9%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
A pesquisa foi a primeira a ser realizada depois do caso do dossiê contra Serra e Geraldo Alckmin. Petistas estão envolvidos com a negociação de material que tentaria vincular os tucanos com a máfia dos sanguessugas. Parte desse material foi publicado na revista "IstoÉ" da última sexta-feira, que traz acusações contra Serra.
Ontem, Hamilton Lacerda, coordenador de comunicação da campanha de Mercadante, foi afastado do cargo por também estar envolvido no caso.
Mas, segundo o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, assim como a pesquisa de intenção de voto nacional não captou totalmente o noticiário sobre o caso, "o mesmo aconteceu em São Paulo".

Lula e escolarizados
Mercadante, que desde a primeira semana de propaganda na TV vem exibindo imagens e depoimentos de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato favorito à reeleição, viu aumentar a taxa dos eleitores que pretendem votar nele e em Lula no dia 1º de outubro.
No levantamento dos dias 4 e 5 de setembro, o penúltimo do Datafolha, 38% dos paulistas declararam voto nos dois candidatos petistas. Agora, nesta semana, o índice subiu sete pontos, alcançando 45%.
O resultado reflete a estratégia da campanha de Mercadante na TV, que apresenta programas do governo Lula, como o Bolsa-Família e o Prouni, como sendo parte de suas realizações como senador.
Em relação a duas semanas atrás, Mercadante ganhou sete pontos percentuais entre os eleitores com escolaridade superior, indo de 17% para 24%. Serra caiu seis pontos nessa faixa, de 63% para 57%.
O petista também subiu entre os que têm renda entre cinco e dez salários mínimos, de 24% para 31%. O tucano caiu sete pontos nesse segmento.

Segundo turno
A diferença entre Mercadante e Serra também caiu na simulação do segundo turno. A vantagem do tucano, que era de 34 pontos há quinze dias passou para 24 pontos agora.
Caso houvesse segundo turno, o candidato do PSDB venceria com 57% das intenções de voto, contra 33%.
Para a pesquisa Datafolha, foram entrevistados 2.030 eleitores com 16 anos ou mais de 64 cidades do Estado de São Paulo.


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