São Paulo, domingo, 21 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ISTO É FURTADO

Ninguém tem dúvida de que é preciso desconcentrar a renda, mas ninguém faz isso. O problema é muito mais de um imobilismo crônico de uma sociedade que não tem vontade de mudar"

Em set.2003

"Meu único compromisso é com o Brasil. O presidente solicita, e faço o que posso. Não aceito nenhum emprego, missão paga. Só aceito o que puder ser feito de graça"

Em jan.2003, ao recusar trabalhar na reformulação da Sudene

"Nunca tive candidato, é a primeira vez. Nunca considerei que era meu dever participar dessa forma, minha contribuição era ajudar as pessoas a entender o Brasil"

Em ago.2002, sobre apoio a Lula

"O momento histórico era o começo do governo Fernando Henrique. Faltou imaginação política ou coragem cívica, não sei. Reconheço que ele não esteve à altura do desafio que o Brasil enfrentou. A menos que se diga que faltou a ele percepção da grandeza histórica do momento."

Em nov.2001

"Muito cedo, no Nordeste, descobri como o mundo é absurdo, violento, injusto. Muita gente a meu redor falava de padre Cícero, Canudos. Fui tomado por perplexidades. [...] Era necessário usar o conhecimento para se preparar para luta. Eu acreditava que está à altura do homem reconstruir o mundo"

Em nov.2000

"Primeiro começaram com "país em desenvolvimento". Inventaram, inventaram e inventaram e o Brasil terminou como "emergente". A verdade é que, em todos esses 40 anos que se discutiu, nunca se deixou de reconhecer a diferença, a singularidade do Brasil, que é exatamente a do subdesenvolvimento, sistema econômico que nasce dependente e se desenvolve dependente. O Brasil é subdesenvolvido, o resto é eufemismo."

Em jun.2000



Texto Anterior: A fantasia desfeita: Lessa mobiliza atenções em velório na ABL
Próximo Texto: Repercussão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.