UOL

São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem adesão de aliados, PSDB desiste de formar bloco de oposição a Lula

LILIAN CHRISTOFOLETTI
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Sem a adesão dos principais aliados políticos, o PSDB desistiu de formar um bloco de oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Haviam sido convidados para o grupo os parlamentares do PFL, do PMDB e do PPB.
"A idéia do bloco era a de uma ação conjunta no sentido de fiscalizar e contribuir com a agenda do governo. Mas, ao longo da última semana, nós mesmos do partido começamos a achar que [o projeto" não estava maduro", disse o presidente do PSDB, José Aníbal.
A idéia do bloco de oposição estava fadada ao fracasso desde o início. Importantes líderes políticos, como o senador eleito Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), uma espécie de neolulista, e o senador José Sarney (PMDB-AP), já haviam se manifestado contrários à formação do grupo.
"Não nos sentimos isolados. De forma independente, o PSDB vai continuar com o propósito de municiar a bancada e de qualificar a fiscalização."
Aníbal afirmou que o partido não pretende "obstruir" o governo do PT. "Nem teria sentido. O governo [de Lula" assumiu amplamente a agenda de reformas, as ações e os fundamentos de Fernando Henrique Cardoso", disse Aníbal. A afirmação de que Lula dará continuidade à gestão FHC é uma das estratégias tucanas para tentar minar os projetos do PT.
Ontem, a Executiva do PSDB reuniu-se para discutir a indicação dos novos líderes da legenda no Congresso. Ainda não há um consenso sobre nomes.
A derrota do presidenciável tucano José Serra (SP) abriu uma cisão na sigla. De um lado, os paulistas querem que a liderança da Câmara permaneça com Jutahy Magalhães Júnior (BA), ligado a Serra. Os afinados a Tasso Jereissati (CE) e Aécio Neves (MG) querem Custódio Mattos (MG).


Texto Anterior: Governo do ES condiciona apoio a ajuda de Lula
Próximo Texto: Cúpula do PMDB dá prazo de 48h para acordo com PT para o Senado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.