UOL

São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cúpula do PMDB dá prazo de 48h para acordo com PT para o Senado

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Na tentativa de retomar a iniciativa na disputa pela presidência do Senado, a cúpula do PMDB estabeleceu um prazo de 48 horas para chegar a algum tipo de entendimento com o PT, findas as quais promete partir para o confronto a fim de evitar a eleição do senador José Sarney (AP), o candidato preferido do Planalto.
Os peemedebistas pretendem acertar o mínimo de suas diferenças internas, agravadas por desconfianças mútuas que minaram a unidade da própria cúpula. A disputa no Congresso já criou tensão no relacionamento entre o líder no Senado, Renan Calheiros (AL), e o presidente do PMDB, Michel Temer (SP).
Até recentemente, parte da direção do partido acreditava que poderia trocar com o PT a presidência da Câmara pela do Senado. Neste caso, Temer seria o candidato na Câmara. Os senadores nunca aceitaram o projeto. E alguns deles, como o atual presidente Ramez Tebet (MS), logo passaram a se posicionar como uma alternativa ao confronto de Renan com Sarney.
A cúpula tinha reunião marcada para ontem à noite. Pela manhã, numa conversa com os futuros líderes petistas no Senado, Aloizio Mercadante (SP) e Tião Viana (AC), Renan também ouviu a sugestão de procurar Sarney para uma conversa, o que pode ocorrer até o fim de semana.
Ontem, Calheiros teve uma nova rodada de negociação com os líderes do PT. Mas o dia começou mal. Um café da manhã marcado para as 7h30 em um hotel de Brasília só aconteceu às 9h30 no apartamento do senador Tião Viana (PT-AC). O senador Eduardo Suplicy (SP), que ainda é o líder do PT no Senado, não foi convidado. O presidente do PT, José Genoino (SP), também não apareceu, o que contribuiu para esvaziar a reunião. (RAYMUNDO COSTA)


Texto Anterior: Sem adesão de aliados, PSDB desiste de formar bloco de oposição a Lula
Próximo Texto: Fiscais fazem coro às críticas à Previdência
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.